Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Destaque

Ponte do Abunã, sobre o rio Madeira, será inaugurada nesta sexta-feira

Publicado

on

Iniciada em 2014, a construção recebeu o investimento de R$ 154 milhões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficou com a responsabilidade da obra desde os primeiros pilares, sobre o caudaloso rio Madeira, de 1.450 km de extensão.

Apesar de estar localizada em território rondoniense, a ponte do Madeira é um sonho antigo dos acreanos. Além de colocar fim à travessia de balsa naquele trecho da BR-364, a estrutura conectará o Acre definitivamente com a malha rodoviária federal. Uma obra histórica, importante para o desenvolvimento econômico da região e para a integração nacional, ligando o restante do Brasil, via Acre, aos portos do Pacífico.

Atualmente, a capacidade de tráfego pela balsa é de 2 mil veículos por dia. Com a inauguração da ponte, há uma tendência de aumento de até 50% do tráfego, além da redução do tempo de viagem, uma vez que os veículos não precisarão esperar pela travessia na balsa.

O governador Gladson Cameli, enquanto senador, acompanhou a obra, que mesmo com dificuldades de toda ordem, como os períodos de cheias e secas do rio, não foi paralisada nenhum dia. Nessas inúmeras vezes em que visitou a obra, tanto como engenheiro, como parlamentar, e principalmente após se tornar governador, sempre procurou estar acompanhado do superintendente do Dnit de Rondônia, André Santos, parlamentares que muito contribuíram com os recursos para a finalização da obra, além de empresários e produtores, que muito sonharam com essa realidade posta diante dos olhos e do futuro.

“São mais de 30 anos dependendo da balsa que nos fazia perder tempo. E tempo é dinheiro. Agora, em poucos minutos, estaremos ou de um lado ou de outro. Acre e Rondônia rapidamente irmanados”, declara em tom de alegria, o governador Gladson Cameli.

Cerimônia de Travessia sobre a Ponte do Abunã

A Cerimônia de Travessia sobre a Ponte do Abunã é um evento promovido pelo Governo Federal juntamente com o Estado de Rondônia. O Estado acreano, mesmo tendo grande participação em todos os momentos da consagração deste grande momento histórico é um ilustre convidado tanto do Governo Federal, quanto do Estado de Rondônia que coordena o evento. Assim, todos os convites para as autoridades, federações, empresários e outros, parte exclusivamente dos anfitriões.

No dia 7 de maio de 2021, às 10h30, está prevista a participação do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na Cerimônia de Travessia sobre a Ponte do Abunã, que ocorrerá na BR-364/RO, km 937, no distrito do Abunã, Porto Velho – RO.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas