A imunização contra a Covid-19 continua em Rio Branco nesta quinta-feira (22). Pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e quem já tomou a primeira dose da vacina podem procurar o drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, ou uma das cinco unidades de saúde da capital acreana.
O horário de vacinação é das 8h às 17h.
Na sexta-feira (16), a capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, após a chegada do 13º lote de vacinas recebidas pelo Acre.
Vacinação
Para receber o imunizante, é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:
Drive-thru
Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.
Unidades de saúde
Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheiral;
Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.
Segunda dose
O secretário municipal de Saúde Frank Lima já alertou que muitas pessoas têm deixado de procurar os pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. “É preciso a gente reforçar para as pessoas que elas só vão estar imunizadas se tomarem também a segunda dose, tem gente que tomou a primeira e não está ligando muito para a segunda.”
Coronavac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
Cadastramento das pessoas com comorbidade
Com as unidades básicas de saúde do município fechadas durante o feriado nessa quarta-feira (21), os adultos de 18 a 59 anos com comorbidades que precisam fazer o cadastro para poder receber a vacina contra a Covid-19 vão ter que buscar uma das unidades a partir de quinta-feira (22).
O cadastramento, segundo a Prefeitura, é para facilitar o planejamento de ações futuras de imunização. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina. O município ainda não recebeu as doses para este grupo e não há previsão para início da vacinação do mesmo.
Pandemia e vacinação no Acre
De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 105.572 até esta segunda, sendo 83.807 da primeira dose e 21.765.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações
Nesta quarta, o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou mais 239 casos de infecção por coronavírus e mais quatro mortes pela doença. O número de infectados saltou de 75.640 para 75.879 nas últimas 24 horas e o de mortes chegou ao total de 1.449.
O estado ainda tem 1.094 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux, que precisou parar as análises por três dias por falta de reagentes. Há 311 pacientes internados, dos quais 295 estão com teste positivo para a Covid-19.
Em Rio Branco, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no Pronto Socorro e Into continuam em 100%. Diferente da situação em Cruzeiro do Sul que chegou a 54% nesta quarta. O número de pacientes à espera de um leito de UTI subiu para 10.
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 94 estão ocupados. Por causa do Juruá, a taxa de ocupação total no estado caiu para em 89%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
G1