26 abril 2024

Aplicando a técnica Smart na elaboração de metas parte final

.

Date:

Por Pablo Marques

Caro leitor do Folha do Acre, neste artigo finalizaremos a elaboração de metas com a técnica SMART idealizada por Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna. No artigo anterior trabalhamos as etapas: 1) específico e 2) mensurável. Neste iremos trabalhar as etapas: 3) atingível; 4) relevante e 5) temporal, e com isso fecharemos as cinco etapas da técnica SMART de elaboração de metas.

A terceira etapa da elaboração de metas na técnica SMART é a atingível. Nesta etapa é importante você definir uma meta exequível, ou seja, uma meta possível de ser realizada/alcançável. Todos desejamos obter resultados incríveis, mas precisamos ter em mente que nossas metas devem estar dentro de uma realidade possível de ser alcançada, no dito popular, “nossos passos dever ser no tamanho proporcional de nossas pernas”. Vale ressaltar que, ao definirmos uma meta que não seja possível de realizar/alcançar irá nos gerar frustrações o que nos deixará tristes e desmotivados, por isso devemos estipular metas de acordo com a nossa realidade o que facilitará suas realizações, sendo assim, possíveis de serem alcançadas.

A quarta etapa refere-se ao fato de que a meta precisa ser relevante, ou seja, importante. De nada adianta você elaborar uma meta seguindo as etapas corretamente (1 – específico; 2 – mensurável; e, 3 – atingível), se ao chegar na quarta etapa você estipular uma meta que não seja relevante para você. Ressalta-se que a meta precisa ser importante para o seu crescimento, seja ele pessoal ou profissional, e que seus resultados sejam positivos, se assim não for é melhor nem criar metas. Cada meta irá contribuir significativamente para a realização de objetivos maiores em sua vida, por isso que você precisa estipular meta que seja relevante em sua vida.

A quinta e última etapa da técnica SMART e a temporal. Nesta etapa você precisa estipular um tempo para que sua meta seja realizada/alcançada. É importante que o tempo estipulado para realizar a meta seja proporcional a sua dificuldade de execução, neste caso você precisa ser coerente ao estipular o prazo de realização de sua meta e que esse prazo esteja dentro de sua realidade. Muitos desejam ter 1 milhão de reais, mas poucos estão dispostos a trabalharem todos os dias por um período mínimo de 10 anos para alcançar essa meta, pois querem ter 1 milhão de reais em 1 ano. Por isso, determinar o tempo em que sua meta será alcançada é de fundamental importância.

Querido leitor do FolhadoAcre, fechamos as etapas da técnica SMART na elaboração de metas, espero ter contribuído para que você possa criar suas metas e que elas sejam realizadas, pois cada meta em nossa vida representa um sonho, e o sonho realizado representa uma conquista/vitória, então desejo que seus sonhos sejam todos planejados e realizados.

Professor de Economia do Instituto Federal do Amazonas/IFAM

Últimas