Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Gladson aguarda decisão do STF para reavaliar compra da vacina Sputnik V

Publicado

on

O governador Gladson Cameli (PP) falou sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em negar o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia.

A decisão contrária foi tomada pela Anvisa na noite de segunda-feira, 26, após análise apontar falta de dados e risco de doenças por falha em fabricação.

Cameli não entrou em divergências contra a decisão da Anvisa, porém, citou que uma comissão de governadores foi à Rússia e verificou a eficácia da vacina. Segundo ele, em caso de autorização do STF, permitindo judicialmente essa importação, o governador destacou que a decisão será tomada em conjunto pelos sete governadores do consórcio do nordeste. “É uma situação que nos deixa com várias dúvidas, não entendo porque para uns serve e outros não. Quero saber quando vamos acabar com essa situação, pois vidas estão em jogo. Estou aguardando a decisão dos demais governadores, se o STF autorizar e tivermos embasamento jurídico, vamos aguardar a vacina”, ressaltou.

A Anvisa apontou em seu relatório que não recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e não conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada. Entre as diversas falhas identificadas no imunizante, a mais grave é que o adenovírus, usado para carregar o material genético do coronavírus, é capaz de se reproduzir e pode causar doenças.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas