Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

Capital continua com lotação máxima de UTIs enquanto em Cruzeiro do Sul taxa fica abaixo de 50%

Publicado

on

Boletim desta sexta-feira (23) confirmou mais 7 mortes por Covid-19; Acre tem 11 pacientes na fila à espera de um leito de UTI.

Boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgado nesta sexta-feira (23) traz 164 novos casos de infecção por coronavírus e mais 7 mortes pela Covid-19. O número de infectados saltou de 76.212 para 76.376 e o total de mortes agora é de 1.465. Estado tem 11 pessoas na fila à espera de um leito de UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém em 100% no Pronto-Socorro e Into-AC, onde funciona o hospital de campanha de Rio Branco. Mas, Cruzeiro do Sul segue em tendência de queda e, nesta sexta, atingiu a taxa de 46%. Questionado sobre a disponibilidade de vagas e pessoas na fila de espera por um leito de UTI, o setor de regulação do estado explicou que isso ocorre porque há “recusa da família ou pacientes sem condições de transporte”.

Nesta sexta, o governador Gladson Cameli manteve todo o Acre na fase vermelha, de emergência, mas flexibilizou o decreto permitindo o funcionando do comércio aos fins de semana e feriado.

Há 909 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. , enquanto 285 pessoas seguem internadas.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 92 estão ocupados. A taxa de ocupação total no estado baixou para 87%, por causa de Cruzeiro do Sul, que vem apresentando melhora nos índices. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 8.456 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 164 e de letalidade de 1,9%.

G1

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas