Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Rio Branco tem vacinação contra Covid para pessoas com 60 anos ou mais somente por drive-thru no feriado

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Secretário informou que procura tem sido baixa nos últimos dias e que, por isso, durante o feriado de Tiradentes, a vacinação ocorre em apenas um ponto. Cadastramento de pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades fica suspenso nesta quarta e é retomado na quinta-feira (22) nas unidades básicas de saúde da capital.

Por conta do feriado de Tiradentes, a vacinação contra a Covid-19 ocorre nesta quarta-feira (21) somente no ponto de drive-thru montado no pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas, em frente ao 7º BEC.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que continua com a imunização das pessoas com 60 anos ou mais para primeira dose e também com a aplicação de segunda dose, conforme data inserida na carteira de vacinação.

Conforme o secretário, Frank Lima, a procura tem sido baixa nos últimos dias e, por isso, durante o feriado, a vacinação ocorre em apenas um ponto.

“Não sei o que está acontecendo, esse extrato de 60 anos ou mais que a gente pensava que ia ser bem procurado, mas a procura está baixa. Recebemos 4,7 mil doses para esse público e fizemos cerca de 2,2 mil. Mesmo assim, como tem vacina, vamos permanecer amanhã com o drive-thru aberto”, disse o secretário.

Segunda dose

O secretário alertou ainda que muitas pessoas têm deixado de procurar os pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. “É preciso a gente reforçar para as pessoas que elas só vão estar imunizadas se tomarem também a segunda dose, tem gente que tomou a primeira e não está ligando muito para a segunda.”

Coronavac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

Cadastramento das pessoas com comorbidade

Com as unidades básicas de saúde do município fechadas durante o feriado desta quarta, os adultos de 18 a 59 anos com comorbidades que precisam fazer o cadastro para poder receber a vacina contra a Covid-19 vão ter que buscar uma das unidades a partir de quinta-feira (22).

O cadastramento, segundo a Prefeitura, é para facilitar o planejamento de ações futuras de imunização. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina. O município ainda não recebeu as doses para este grupo e não há previsão para início da vacinação do mesmo.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 105.572 até esta segunda, sendo 83.807 da primeira dose e 21.765.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

O número de pessoas com Covid-19 na fila de espera por um leito de UTI continua alto. O boletim de assistência dessa segunda-feira (19) mostra que há 14 pacientes aguardando uma vaga. Além disso, o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) aponta mais 15 mortes pela doença e 194 casos novos, fazendo o número de infectados saltar para 75.599 e o número de óbitos para 1.433.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 100 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 95%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

G1

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas