Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Lene Petecão apresenta PL que obriga unidades de saúde da capital realizar triagem para diagnóstico precoce do autismo

Gina Menezes

Publicado

on

Na sessão desta terça-feira (20) a vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas unidades de Saúde Municipal através da aplicação do questionário M-CHAT.

De acordo com o PL, a aplicação do questionário, chamado escala M-CHAT (ModifiedChecklist for Autism in Toddlers), é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. A vereadora ressaltou que a aplicação deste método não irá onerar aos cofres públicos, pois possui um baixíssimo custo, não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes, porque são aplicados nos pais ou cuidadores das crianças.

“Toda vez que ouço um pai de autista relatando as dificuldades encontradas nas políticas públicas voltadas para esta área, tenho vontade de chorar. Essas famílias têm muitas dificuldades de ter um diagnóstico em tempo ágil, e sabemos se os sinais forem identificados nos primeiro ano de vida mais eficaz será o tratamento” disse a vereadora.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas