19 abril 2024

Vigilância em Saúde emite alerta sobre alta no número de mortes por Covid em Sena Madureira

Date:

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o último boletim Epidemiológico no fim da tarde de ontem, terça-feira (09) com a triste informação de mais uma morte em Sena Madureira em decorrência da covid-19. Com mais esse óbito confirmado, o município contabiliza 31 mortes por conta da doença, 13 só nos primeiros meses de 2021, ligando o sinal de alerta nos profissionais de Saúde e na população.

Outro dado preocupante, é que em menos de 72 horas, a covid-19 matou 03 senamadureirenses, aumentando consideravelmente a taxa de mortalidade no município. Além disso, 11 pessoas estão internadas no hospital de campanha, onde cabe destacar que a lotação máxima é de 15 leitos, portanto restam apenas 04 vagas na unidade.

A Unidade Básica de Saúde Carlos Afonso, que também é a Unidade Referência de Combate à covid no município, está diariamente lotada com pessoas em busca de realizar testes rápidos e consequentemente também em busca de medicamentos. Vale lembrar que na semana passada foram registrados 70 casos confirmados em apenas um dia em Sena Madureira, um recorde negativo para o município, e à cada novo boletim divulgado, percebe-se que os casos da doença vem mantendo um índice de crescimento diário.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Municipal, enfermeira Wendy Carolina salientou que a população precisa se conscientizar que o momento é delicado. “Estamos vivendo um momento bastante crítico, por conta da segunda onda da covid-19 em nosso município. Principalmente por conta da nova cepa, que já está presente em vários estados, inclusive aqui no Acre, e isso tem agravado muito o número de casos, e consequentemente gerando um aumento no número de mortes. A situação é grave, tendo em vista que além dos idosos, muitos jovens também estão sendo vítimas, e o detalhe é que eram pessoas sem comorbidades”, frisou Wendy Carolina

A coordenadora ainda acrescentou. “O número de casos confirmados está crescendo à cada dia, e essas 03 mortes em menos de 72 horas nos preocupam bastante. Mesmo com poucos recursos, a gestão municipal está mantendo a disponibilização de testes rápidos tanto no Hospital de Campanha, como na UBS Carlos Afonso, mas esse esforço é insuficiente sem a colaboração da população. Por isso reforço o pedido, fique em casa, se precisar sair use máscara, álcool em gel e continue tendo os devidos cuidados”, concluiu a profissional.

Últimas