26 abril 2024

Prefeitura de Plácido de Castro implanta Rede de Mulheres emprededora no município

Date:

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva ( PSD) e a primeira-dama Maria Silvana, junto com a Secretária de Assistência Social e Trabalho Rosimara Vicenzi, realizaram o lançamento do Programa Rede Mulheres Emprededoras. Cujo objetivo é assegurar uma fonte de renda às mulheres do município que estão desempregadas e possibilitar o empoderamento desse público.

O prefeito Camilo Silva criou uma coordenação na Secretaria de Assistência Social voltada para o desenvolvimento da cidadania e o cuidado com as mulheres. Essa pasta estará na coordenação do programa.

O Programa Rede de Mulheres Emprededoras existe em todo o Brasil. Tendo como objetivo a integração, a capacitação e a troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio, espalhadas por todo o país.

Para o prefeito Camilo Silva, a economia solidária é voltado para pessoas, que em sua maioria, estão abaixo da linha da pobreza, na qual possibilita meio de sobreviver e encontrar outros meios para viver. ” E o poder público tem uma missão muito grande nessa questão. E aqui nós procuramos pôr na diretoria de trabalho, pessoas que sabe o que é a sociedade e como é viver na sociedade”, disse.

Camilo afirma que o grande objetivo em relação ao programa, é a construção de uma feira. ” Esse grupo tem como objetivo construir uma feira e as pessoas que vão compor, são aquelas que acham que não tem condições de viver porque não tem saída. Então, elas vão ser preparadas para produzir e comercializar o produto. Com isso, ela vai entender que pode sobreviver e encontrar uma saída”.

O gestor afirma que na sua gestão, a secretaria da mulher foi incorporada à secretaria de Assistência Social para ser comandada por mulher. Uma vez que na gestão passada, era comandadas por homens. ” A missão da diretoria de emprego e renda é resgatar as mulheres que estão à margem da sociedade. A mulher que tá lá na periferia, que muitas vezes nem conhece as boas maneiras, um padrão de higiene. Porque tudo isso tem que ser preparado, se organizar enquanto mulher, saber cuidar e se valorizar, mostrando sua importância para a sociedade. E essa mulher vai produzir e ganhar a confiança da sociedade no seu produto. Seja produto de beleza, de enfeite, qualquer produto que possa ser comercializado”.

Para garantir que as mulheres adquira essa visão emprededora, a secretaria vai ofertar palestras, cursos de empreendedorismo para garantir o desenvolvimento do município.

Últimas