Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Prefeitura volta atrás e abre vacinação contra a Covid no lockdown para idosos

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Após polêmica nas redes sociais, secretário divulgou um vídeo informando que a vacinação para esse grupo vai ocorrer exclusivamente no drive-thru em frente ao 7º BEC, na avenida Nações Unidas.

Após repercussão nas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) voltou atrás e decidiu abrir a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 67 anos, exclusivamente, no drive-thru em frente ao 7º BEC, na avenida Nações Unidas, no antigo pátio do Detran, neste sábado (27).

A pasta havia divulgado que suspenderia a vacinação no sábado para atender ao decreto do governo, que determina o fechamento do comércio aos fins de semana e feriados.

“Como houve uma grande comoção nas redes sociais, é compreensível, pra você que tem um idoso em casa que precisa vacinar, amanhã nós vamos abrir o drive-thru do 7º BEC, pra continuar vacinando idosos a partir de 67 anos. Na segunda (29) voltamos com força total, com 11 pontos de vacinação”, declarou o secretário de Saúde municipal, Frank Lima, em vídeo divulgado na web.

Em nota, o governo informou que não existia proibição em qualquer atividade voltada à saúde da população do Acre, menos ainda, no tocante à vacinação, por ser, obviamente, uma atividade essencial.

Colapso

O Acre já está com um decreto em vigor, que suspendeu o funcionamento do comércio durante os fins de semana e feriados, para tentar conter o avanço da Covid-19 desde o último dia 13. A Saúde do Acre entrou em colapso e começou a transferir pacientes para Cruzeiro do Sul e Manaus. Além disso, o estado acreano segue na bandeira de emergência, representada pela cor vermelha.

No final de fevereiro, o governo adotou novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19. A partir desta sexta (26), fica proíbida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas no período de 22h às 5h. A ação deve ser marcada por abordagens policiais em pontos específicos e também de rondas.

Além da proibição de circulação pelo período de 7h por dia, o governador antecipou o pagamento do salário de março, para o próximo dia 29, e revogou o ponto facultativo no dia 1º de abril, referente à Quinta-Feira Santa.

Vacinação em Rio Branco

A capital acreana passou a vacinar o público a partir de 67 anos nesta sexta-feira (26). As equipes utilizam as doses do nono lote que chegaram no sábado (20). A nova remessa trouxe 30.920, sendo 21.500 da Oxford-Astrazeneca e 9.429 da CoronaVac, distribuída e produzida pelo Instituto Butantan.

Na terça (23), a saúde municipal começou a imunizar os idosos com idade a partir de 69 anos nas unidades. E na quinta (25), a vacinação avançou para o público de 68 anos ou mais.

G1

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas