Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Destaque

Após alocar mais de R$ 800 mil para terapias aos autistas do Acre, Mara Rocha visita centro intensivo de reabilitação de referência nacional

Avatar

Publicado

on

Vice-governador Major Rocha e o Presidente da AFAC Abrahão Púpio também integraram a comitiva

Nesta manhã, em Águas Claras, Brasília, a parlamentar, o vice-governador e o Presidente da Família Azul do Acre (AFAC) estiveram no Centro Intensivo Multidisciplinar de Reabilitação Neuropsicomotora e Estimulação INTERAÇÃO.
O Centro existe desde 2014 e tem na capital federal 3 unidades terapêuticas e 1 fazendinha (sede campestre).

É composto por 240 terapeutas, 7 médicos (neuropediatras e psiquiatras infantis) e cerca de 50 pessoas no apoio e logística.

O objetivo foi entender melhor as especializações e métodos (A.B.A., DENVER, PECS, Apraxia da Fala, PROMPT etc.) disponíveis para debater e (re)construir melhor a política pública aos autistas do Acre a partir de centros especializados na capital e interior.

Na semana passada Mara Rocha alocou 300 mil reais em emenda parlamentar para O Mundo Azul (Centro de Referência) em Rio Branco. E 500 mil para a Prefeitura de Feijó contratar terapia especializada. Além de recurso para o Bujari adquirir uma Van com acessibilidade (1 cadeirante) para transportar as crianças para tratamento de lá para Rio Branco. Os recursos estarão disponíveis em 2022.

Major Rocha citou a lei estadual n.° 2.976, de 2015, que embora não seja tão profunda quanto o projeto original que ele propôs em 2011, “Institui a política estadual de proteção dos
direitos da pessoa com Transtorno do
Espectro Autista (TEA)”. “Através do deputado estadual Luiz Gonzaga, 1° Secretário da ALEAC, e do parlamento acreano tentaremos melhorar o texto da lei estadual nos moldes da lei de Rio Branco (2284 de 2 de abril de 2018), e ao mesmo tempo ofertar mais vagas no serviço público, capital e interior”.

Abrahão Púpio destacou a importância dos gestores cumprirem com a finalidade das emendas articuladas pela Família Azul. “Em 2019 o ex-deputado Manuel Marcos destinou para 2020 o valor de 500 mil reais para O Mundo Azul, no Barral y Barral, em Rio Branco. O valor foi creditado na conta da gestão da ex-prefeita Socorro Neri através do Fundo Nacional de Saúde em 28 de abril de 2020 (processo 25000.058315/2020-29), mas em grande parte não foi investido conforme o pactuado em reunião com o então deputado federal, o ex-secretário de Saúde Oteniel Almeida e a diretoria da AFAC, em 27 de setembro de 2019, conforme publicação nas redes sociais”.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas