A vacinação na modalidade drive-thru foi marcada por confusão, desorganização e até presença da polícia para impedir entrada de idosos no pátio do antigo prédio do Detran, em Rio Branco, na tarde de quinta-feira (25).
A jornalista Ana Cristina, que esteve no local para levar sua mãe ser vacinada, registrou o momento em que os servidores da Prefeitura de Rio Branco fecharam os portões antes do horário estipulado para o fim da vacinação e acionaram a Polícia Militar para impedir a entrada dos idosos que aguardavam há mais de 2 horas na fila.
“Primeiramente alegaram a falta de iluminação no local e com isso os funcionários não poderiam trabalhar no escuro e depois avisaram que só restavam 8 doses. Havia mais de 200 carros com idosos aguardando. Eles fecharam o portão e impediram a entrada dos idosos. Um absurdo”, disse Ana Cristina.
A jornalista relata que a confusão deixou idosos nervosos ao saberem que poderiam não ser vacinados depois de tanta espera.
“Pessoas idosas, cardíacas, hipertensas, colostomisadas, em pé, no portão implorando por vacina”, escreveu a jornalista.
Após o princípio de confusão, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, foi até o local para resolver o impasse. Depois de muita conversa, alguns idosos que estavam na fila puderam entrar para serem vacinados e os outros ficaram para esta sexta-feira (26).
Após a desorganização, a prefeitura resolveu abrir mais dois pontos de vacinação drive-thru para vacinar idodos acima de 74 anos.