O vereador de Rio Branco, Emerson Jarude (MDB), voltou a criticar o secretário de Saúde da capital acreana, Frank Lima, pelo atraso na vacinação contra a Covid.
“O senhor é o responsável por fazer a vacina chegar no braço das pessoas, e não tem tratado o assunto com a importância que merece”, disse Jarude.
Jarude também apresentou dados que apontam que Rio Branco ocupada as últimas posições no ranking de vacinação. O vereador afirmou que a Saúde da capital não conseguiu zerar um estoque de 9,3 mil vacina por falta de planejamento.
“Começamos atrasados e ocupamos sempre as últimas posições no ranking de vacinação. Em mais de 30 dias, Rio Branco não conseguiu zerar um estoque de 9.300 vacinas. Isto nos fez cobrar o básico: um plano de imunização! Muitos idosos e profissionais da saúde esperando na fila por falta de um plano bem definido e executado. São vidas que já poderiam ser salvas”.
Outro lado
O secretário Frank Lima concedeu entrevista à imprensa onde se defendeu sobre as acusações de que teria plagiado o plano de imunicação nacional e falou sobre o planejamento de vacinação na capital.
“Como especialista em saúde pública, eu não posso fazer um plano de imunização para atender o querer do vereador. Eu preciso atender às diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) com as seguidas adaptações para a realidade de Rio Branco. Se você perceber, cada vez que a Semsa recebe doses de vacina, ela vem dentro de protocolo direcionando quem é o público prioritário, ou seja, nem eu, como secretário de saúde, posso definir quem vai tomar a vacina ou não, porque elas já vêm definidas pelo protocolo do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”, explicou.