Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Opinião

CONSTRUINDO METAS

Publicado

on

Por Pablo Marques

Passado as festividades de final do ano de 2020, o mês de janeiro de 2021 e por fim o carnaval, que não teve este ano por causa da pandemia, agora sim, no jargão popular podemos dizer que o ano de 2021 se inicia, pois com certeza você já ouviu aquela expressão “o ano só começa depois do carnaval”.

Mas até aqui caro leitor do FolhadoAcre, em meio a correria do dia a dia você já conseguiu parar para elaborar suas metas do ano de 2021? Tem pelo menos ideia por onde começar? Você sabe qual é o significado de meta? Calma! Não se preocupe, o artigo desta edição lhe trará informações necessárias para que você possa começar a construir suas metas tanto para o ano de 2021 quanto para toda a sua vida.

Comecemos então por entender o que é meta. A meta pode ser considerada como sendo tudo aquilo que se pretende alcançar, pode ser um objetivo, uma finalidade, também pode ser considerada como a finalização de alguma coisa, ou seja, a meta consiste em uma ou mais ações necessárias para alcançar certo objetivo. Ela é sempre quantificada e realizada em determinado período.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna criou a técnica SMART que procura facilitar o processo de criação das metas. Assim sendo, ao pensar em definir suas metas lembre-se dessa técnica, pois ela irá lhe ajudar bastante.

A técnica SMART, significa que ao pensar em uma meta você precisa dividi-la em 5 etapas, sendo elas: 1 – específico/specific (S); 2 – mensurável/measurable (M); 3 – atingível/attainable (A); 4 – relevante/relevant (R) e 5 – temporal/time based (T). A junção das letras iniciais das palavras em inglês irá formar a palavra SMART. Cada uma dessas etapas irá contribuir para você pensar estrategicamente na elaboração de sua meta de forma que ela possa ser atingível no final do processo de sua realização.

Caro leitor do folhadoacre, tente elaborar suas metas usando a técnica SMART, respeitando cada etapa você perceberá que ficará mais fácil selecionar as metas que de fato poderão serem realizadas. Não esqueça que cada meta estipulada deve obedecer cada etapa da técnica SMART, ou seja, cada meta que você estipular tanto para o ano de 2021, como para toda sua vida, precisar ser especifica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

No próximo artigo iremos detalhar cada etapa da técnica SMART para facilitar ainda mais na construção das suas metas. Então nos encontramos por aqui.

*Pablo é professor de Economia do Instituto Federal do Amazonas/IFAM

 

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas