Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Com previsões de até 100 mm de chuva por dia, Inmet faz alerta de perigo para o Acre

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Alerta é desta sexta-feira (19) e é válido até a manhã de sábado (20). Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo relacionado ao acumulado de chuvas no Acre. O aviso começou a valer na manhã desta sexta-feira (19) e é válido até às 9h [horário do Acre] de sábado (20). Na quinta (18), um alerta amarelo de perigo também foi publicado.

A previsão é de chuvas entre 30 a 60 milímetros ou 50 a 100 milímetros por dia, o que gera risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Os alertas são paras as cidades do Vale do Acre e do Juruá.

Emergência

O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou na terça-feira (16) situação de emergência devido à cheia dos rios que desabriga centenas de família no estado do Acre. As cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves foram citadas no decreto.

Nesta quinta-feira (18), o governo federal reconheceu a situação de emergência na capital acreana e na cidade de Tarauacá, no interior do estado. A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

No caso de Rio Branco, a declaração de situação de emergência foi feita no último dia 9 pela prefeitura após uma enxurrada que deixou 40 bairros atingidos pelas águas de igarapés que transbordaram.

Já no caso do município de Tarauacá, a situação de emergência é devido à enchente do rio que leva o mesmo nome da cidade. Por conta de um problema de conexão, Tarauacá e outras cidades do interior estão sem sinal de telefonia e internet desde quarta (17) e, por isso, não é possível atualizar a situação da enchente.

G1

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas