Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Saúde de Bocalom deixa UBSs e URAPs fechadas e causa superlotação nas UPAs de Rio Branco

Redação Folha do Acre

Publicado

on

A decisão do prefeito Tião Bocalom (Progressistas) em aderir aos pontos facultativos de carnaval, deixou a população dos bairros sem atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs).

Em meio à epidemia de dengue e os crescentes casos de Covid-19, às unidades seguem fechadas, assim, causando superlotação dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado.

Indignada, a médica-socorrista e vereadora, Michelle Melo, fez um desabafo na tarde desta segunda-feira, 15, nas redes sociais. Segundo ela, que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do 2º Distrito, a equipe da unidade não aguenta mais a sobrecarga no atendimento.

“Foram mais de mil somente hoje. 80% dos atendimentos feitos na UPA hoje foram de pessoas com sintomas de dengue e 20% de pacientes com sintomas de covid-19, ou seja, se as UBS e as URAPs estivessem abertas não sufocariam o Sistema de Saúde”, afirmou.

Ao ac24horas, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, afirmou que em conversa com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Paula Mariano, vem buscando uma solução para dar fim à superlotação nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPA’s).

Ele afirmou que vem mobilizando uma equipe para abrir já nesta terça-feira, 16, uma Unidade de Referência de Atendimento à Saúde (URAPs), exclusivamente para casos de dengue, mas não citou qual seria aberta.

“Amanhã de manhã já poderemos informar qual URAP será aberta para casos exclusivos de dengue. Esse momento não é hora de buscar os culpados e sim agir. A secretária falou comigo e estamos mobilizando uma equipe para abrirmos uma URAP nesta terça-feira”, afirmou Frank Lima.

O secretário destacou que apesar do decreto, a URAP Maria Barroso, continua com os atendimentos exclusivos para casos de suspeita da Covid-19.

Com informações do Ac24horas

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas