Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Governo e prefeitura planejam criar centro de atendimento especializado em autismo no Bujari

Gina Menezes

Publicado

on

Como o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida e atendimento especializado aos autistas é que o Governo do Acre e a Prefeitura do Bujari estudam a criação de centro especializado para atendimento de crianças e jovens autistas e seus familiares.

Na tarde desta quarta-feira, 10, o vice-governador Major Rocha, o prefeito de Bujari, João Edivaldo, o Padeiro, o presidente da Associação Familia Azul do Acre (AFAC), Abrahão Púpio e o assessor parlamentar Gledson Pereira, representando o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde, naquele município, para tratar sobre a implantação do Centro de Tratamento de Integração Sensorial (CENTRIN), entidade idealizada pelo médico intensivista Aldemar Mazinho e que atende centenas de autistas e seus familiares em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

A proposta foi apresentada ao gestor municipal e às equipes das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, e também à diretoria do núcleo da Família Azul no Bujari.

“Em recente visita à ministra Damares Alves conversamos muito sobre o autismo e nos foi passado dados de um estudo que hoje para cada 50 crianças nascidas vivas 1 terá o espectro, então, com base nesses cálculos, hoje no município de Bujari existem entre 250 a 300 autistas, muitos ainda sem diagnóstico. Portanto é preciso que haja uma mobilização para oferecer a essas pessoas diagnóstico e terapias adequadas, para melhor qualidade de vida inclusive das famílias”, disse Abrahão Púpio durante apresentação da proposta de criação do CENTRIN.

O vice-governador Major Rocha desde a época em que era deputado estadual encampa luta pela garantia de direitos aos que têm esse transtorno global de desenvolvimento. Ele colocou o Estado à disposição para ajudar no que for necessário, além de afirmar que o objetivo é implantar pelo menos um CENTRIN em cada regional do Acre.

“O nosso desejo e objetivo principal é implantarmos o CENTRIN no máximo de regiões do Acre. É um trabalho lindo que vem sendo realizado por esse centro na garantia de uma melhor qualidade de vida ao público alvo, além de orientação na garantia de outros direitos. Nós como Estado temos que apoiar e garantir o perfeito funcionamento do CENTRIN. Estamos à disposição para ajudar no que for possível”, comentou o vice-governador Major Rocha.

Gledson Pereira, que representou o deputado Luiz Gonzaga, afirmou que o parlamentar está trabalhando na atualização da lei estadual de 2015, que criou a política pública à pessoa com TEA, para que ela deixe de ser meramente conceitual e seja garantista, assegurando maior celeridade nos diagnósticos de casos suspeitos, tratamento adequado e específico na rede pública de saúde, medicamentos, entre outros.

“Primeiramente quero esclarecer que o deputado Luiz Gonzaga não se faz presente por conta de compromissos na Aleac. Mas é fato que ele tem se debruçado no estudo dessa lei já existente para que se possa atualizá-la.
Como 1º Secretário da Mesa diretora da Aleac, o deputado Luiz Gonzaga também coloca o parlamento estadual à disposição de todos os autistas e seus familiares”, disse o assessor parlamentar.

O prefeito, João “Padeiro” Edvaldo, agradeceu a visita do vice-governador e dos demais presentes e afirmou que está aberto à criação e implantação do CENTRIN na cidade do Bujari e afirmou que a prefeitura está de portas abertas para atender as demandas que surgirem para garantir direitos, bem-estar e dignidade aos autistas e suas famílias.

Recentemente os prefeitos de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, Brasiléia, Fernanda Hassen e agora de Bujari, João Edvaldo, demonstraram interesse em conhecer in loco o trabalho realizado pelo CENTRIN sob a batuta do médico Aldemar Mazinho na cidade de Tarauacá, já que a unidade de Cruzeiro do Sul está passando por reforma e ampliação.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas