Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Vazamentos do CPF expõem dados de 223 milhões de brasileiros

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Os dados pessoais estão separados por número de CPF e também estão acompanhados de informações de veículos cadastrados no Brasil

Os pacotes de dados com informações pessoais sigilosas de mais de 223 milhões de brasileiros apareceram em fóruns usados por criminosos digitais. As informações cadastrais com os dados estão separados por número de CPF e também estão acompanhados de informações de veículos cadastrados no Brasil.

A princípio, aconteceram dois vazamentos, de maneira separada, sendo um deles com os dados dos veículos e informações limitadas de cada número do CPF. Já está em livre circulação na internet e disponível para download, bastando conhecer um link ativo.

O outro vazamento, de forma ainda mais abrangente, está com distribuição mais limitada. Esse pacote inclui dados de escolaridade, benefícios do INSS e programas sociais (como o Bolsa Família), renda e score de crédito.

Os criminosos digitais já estão tentando vender os dados incluídos nesse pacote. A oferta oferecida por eles, no entanto, não cobre a integralidade dos dados. Somente é possível comprar trechos. Para comprovar a autenticidade da oferta, os criminosos publicaram arquivos modelos, servindo como “exemplo”. Nesse pacote é oferecido mil amostras de cada tipo de informação.

O número de cadastros no pacote supera a população brasileira (estimada em 212 milhões), visto que também constam no banco de dados CPFs de pessoas falecidas. Não há, por outro lado, CPFs de pessoas nascidas em 2020 e não é possível afirmar que todas as pessoas nascidas antes de 2019 foram expostas.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas