Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Destaque

Sistema de saúde do Acre está perto do colapso com falta de vagas para internação, aponta deputado

Redação Folha do Acre

Publicado

on

O médico infectologista e deputado Jenilson Leite postou ontem em suas redes sociais as suas impressões sobre a visita que fez aos hospitais de Pronto Socorro, Santa Juliana, Fundhacre e Into, onde foi prestar assistência a alguns pacientes, a pedido das famílias e avaliar a ação do Sistema de Saúde do Acre.

Segundo ele, no pronto socorro não havia no domingo vaga de internação para pacientes com Dengue Hemorrágica, nem cadeira tinha para abrigar os pacientes. Para o deputado, a secretaria municipal de saúde de Rio Branco precisa, com urgência, abrir as unidades de referência para dengue.

Jenilson também aponte que o INTO está saturado, apesar do esforço dos profissionais. Tem mais gente adoecendo do que a capacidade do sistema de atender os infectados por COVID. Essa sobrecarga aumenta o risco para outras doenças. O deputado alerta que faltando vagas de UTI para pacientes graves de neurologia, cardiologia, entre outras especialidades.

O deputado aponta para a urgência de ações de cunho preventivo, que ele afirma que poucos estão dispostos a adotar. Enquanto isso, diz ele, muita gente está morrendo todos os dias.

Jenilson ressalta que o simples uso generalizado de máscara poderia salvar muita gente enquanto a vacina chega para maioria, mas afirma que o estado perdeu a capacidade de fiscalizar o que é lei.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas