Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Na abertura do ano legislativo, Gladson Cameli destaca principais avanços do governo

Avatar

Publicado

on

Pela primeira vez na história, a tradicional sessão solene que marca a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) ocorreu de maneira virtual. Ao lado do presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior; do primeiro secretário da casa, deputado Luiz Gonzaga; e do procurador-geral do Estado, João Paulo Setti; o governador Gladson Cameli fez a leitura da mensagem governamental e pontuou os principais avanços alcançados nos últimos dois anos.

De maneira enfática, o gestor abriu seu discurso dando destaque ao esforço do Estado e do incondicional apoio dado pelas demais instituições no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Cameli citou a construção de dois novos hospitais permanentes em tempo recorde, a abertura de centenas de leitos, a ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), a contratação de novos profissionais, a aquisição de medicamentos e insumos, e a tão aguardada chegada da vacina contra a Covid-19.

“Não seria possível enfrentar os desafios da crise sem o apoio e a colaboração do presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua equipe, dos governadores de outros estados brasileiros, dos senadores da República, deputados federais, nobres deputadas e deputados desta augusta Casa do Povo, magistrados do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, pesquisadores acadêmicos, empresários, líderes religiosos e comunitários e da população em geral”, afirmou.

Ainda na área da saúde, o governador disse que o mundo não esperava passar por uma nova pandemia e lembrou dos audaciosos investimentos do governo estadual realizados desde 2019. Gladson citou a conclusão do Pronto-Socorro de Rio Branco, após uma década em obras, a reestruturação da rede pública hospitalar nos 22 municípios, a retomada de serviços que estavam paralisados, como a radioterapia na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A valorização dos servidores da Saúde, sobretudo aos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, também foi outra importante conquista assegurada pelo governo acreano: “O Auxílio Temporário de Emergência em Saúde, bem como a majoração do adicional de insalubridade, foram concedidos aos profissionais como medida excepcional e temporária de enfrentamento à pandemia. Some-se a isso o pagamento de todos os valores do plantão emergencial exclusivo para cobrir escalas do atendimento a pacientes com Covid-19″, enfatizou.

Educação e Cultura

Na Educação, o governo se reinventou para continuar levando ensino de qualidade para mais de 146 mil estudantes da rede pública. Com o programa Escola em Casa, os alunos acompanham as disciplinas em tempo real por meio da TV, rádio e internet.

Na gestão de Gladson Cameli, a distribuição de fardamento voltou a ser gratuita e uma nova refeição foi implementada na merenda escolar. Com a paralisação das aulas, o governo fez a distribuição de milhares de cestas básicas às famílias dos estudantes cadastrados no programa Bolsa Família.

O transporte escolar recebeu atenção especial do Estado. Novos 110 ônibus foram adquiridos para ampliar a capacidade da atual frota. Com a renovação dos contratos já existentes, o governo assegura o transporte de milhares de alunos em 147 escolas, totalizando 511 rotas.

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas