Sem queima de fogos, acreanos soltam balões brancos em homenagem às vítimas da Covid-19

Diferente de anos anteriores, o movimento no bairro da Base, em Rio Branco, foi menor. No local é onde ocorre a tradicional queima de fogos para esperar o novo ano. Mas, este ano, os organizadores e moradores do bairro resolveram fazer diferente: soltar balões brancos em memória às vítimas da Covid-19 este ano.

O grupo primeiro fez uma oração, seguida de um minto de silêncio e em seguida soltou os balões. Muitos ficaram dentro dos carros devido à chuva, mas outros se reuniram nas calçadas.

O servidor público André Darub, de 29 anos, disse que este ano foi diferente de tudo que já presenciou de comemoração no bairro da Base, mas disse que o ato foi importante e relembrou as vítimas da doença.

“Neste ano foi diferente aos anos anteriores que a gente fazia um réveillon com muita diversão, fogos e alegria para a comunidade e gerava renda para todo mundo. Esta data sempre foi especial para nós, mas com a Covid foi tudo diferente e tivemos que optar por alguma coisa diferente e foi decidido essa pequena homenagem às pessoas que morreram. No ano que vem, se tiver todo mundo imunizado, pretendemos fazer uma queima de fogos”, disse.

O Acre chega ao último dia do ano com o registro de mais 265 novos casos de infecção por coronavírus e mais duas mortes pela doença, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Desse modo, o número de casos subiu de 41.355 para 41.620 e o de mortes 795.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da rede SUS no estado subiu para 69%. Dos 65 disponibilizados, 45 estão ocupados.

Com informações do G1