28 março 2024

Saúde divulga unidades da capital contempladas com a vacina na primeira fase

Date:

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) esclarece algumas dúvidas da população em relação à distribuição da vacina contra Covid-19 na capital. O Acre recebeu 40. 760 doses, sendo que 26 mil serão destinadas aos indígenas, 488 aos idosos institucionalizados, ou seja, aqueles que moram em abrigos, e 12. 638 aos profissionais da saúde. Esse quantitativo é referente às 1ª e 2ª doses necessárias para completar o ciclo.

“Para os trabalhadores da saúde vieram 34% (12.638). Para a distribuição foi feita a seguinte base de cálculo: com base na meta de cada município, enviamos 34% do total para cada um. Destacando que quem define quem serão os 34% são os municípios”, explica a coordenadora do PNI, Renata Quiles.

Em Rio Branco, as unidades contempladas são as que estão e estiveram na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Sendo estas: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), Pronto-Socorro de Rio Branco, Unidade de Saúde Maria Barroso, UPA do 2º Distrito de Rio Branco, UPA da Sobral, Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital da Criança, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital Santa Juliana. A definição sobre a distribuição dentro da unidade fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que também poderá contemplar novas unidades.

Para que se tenha um controle e prestação de contas junto ao Ministério da Saúde, os municípios solicitam os documentos de cada profissional e os dados são inclusos na base de dados do MS.

ASCOM

Últimas