RBTrans desmente em nota boato sobre nova paralisação de motoristas na capital

O superintendente RBTRANS, Anízio Cláudio de Oliveira Alcântara, divulgou nota desmentindo boatos de que os motoristas de ônibus estavam se organizando para paralisar novamente as atividades em Rio Branco.

Confira a nota:

“Após tomarmos conhecimento de matéria veiculada em sites e redes sociais, cuja manchete anuncia uma possível paralisação dos motoristas de ônibus por conta de não serem recebidos pelo prefeito Tião Bocalom, a RBTRANS vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Na data de 19/01 fomos procurados pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre – SINTTPAC, e informados que pessoas não ligadas ao Sindicato estariam se organizando para uma suposta paralisação por conta própria. Na ocasião, entramos em contato com a diretoria do SINTTPAC que nos garantiu não estar fazendo nenhuma movimentação com o intuito de promover tal paralisação, e caso um dia isso venha a ocorrer, os mesmos oficiariam a RBTRANS para que ficássemos cientes.

Aproveitando a oportunidade, o Sindicato manifestou mais uma vez, a preocupação com a situação dos trabalhadores que estão há meses sem receber das empresas e pediram que a RBTRANS fizesse o que estivesse ao alcance, posto que sabem que os atrasos de salários em nada são de responsabilidade do Município, mas das empresas que operam o sistema de transporte público.

Após ouvir atentamente a diretoria do Sindicato, o superintendente da RBTRANS, Anízio Cláudio de Oliveira Alcântara, bem como o diretor de Transportes desta autarquia, Clendes Vilas Boas, manifestaram total sensibilidade com a causa da categoria explicando os limites de competência de sua atuação, porém colocando-se à disposição para ajudar na busca de uma solução para esta situação tão grave.

O superintendente Anízio deixou claro ao Sindicato que levaria todas as preocupações elencadas ao prefeito Tião Bocalom e ratificou a boa vontade, seja da prefeitura, seja da Superintendência, em ver o problema solucionado por saber que são muitas as famílias atingidas por essa situação.

É importante ressaltar que os pagamentos atrasados dos motoristas são de responsabilidade única e exclusiva das empresas, e portanto, fogem da competência da administração pública resolver tal situação, senão atuar como mediadora e esclarecedora das jurisdições de cada instituição deste sistema, sendo sim, legítima interessada, pois caso ocorra uma paralisação a população, como um todo, é afetada e isso é algo que não queremos.

Por fim, colocamos a disposição a Ata da Reunião que faz memória do encontro que tivemos com o SINTTPAC, bem como estamos dispostos, na qualidade de mediadores e sensíveis a causa do trabalhador que perece com seus salários atrasados, a juntos encontrarmos uma solução para este triste problema”.

Anízio Cláudio de Oliveira Alcântara
Superintendente RBTRANS