Delegada da Deam instaurou inquérito e jovem que teria sido estuprada foi ouvida nessa sexta-feira (8). Em áudio, publicado no Twitter, vítima relatou estupro enquanto estava dormindo e denunciou caso. Rafael Berlim foi afastado do cargo pela coordenação.
A jovem que denunciou o Mister Teen Acre, Rafael Berlim, por estupro foi ouvida pela Polícia Civil nesta sexta-feira (8) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de comunição da Polícia Civil.
Ao todo, três pessoas já prestaram depoimento na Deam sobre o caso. Berlim ainda não foi ouvido, segundo a polícia. A reportagem tentou ouvir a delegada responsável pelas investigações, Elenice Frezz, mas a assessoria informou que ela só deve ser posicionar após a conclusão do inquérito. Elenice aguarda também o laudo do Instituto Médico Legal (IML) com o resultado do corpo de delito feito pela vítima.
Por causa da denúncia, o mister foi afastado do título na segunda (4) pela coordenação estadual do concurso. Postagens no Twitter com a hashtag #Exposed, usada para denunciar pessoas por estupro e crimes sexuais, foram feitas no domingo (3) por uma pessoa que seria amiga da vítima. Em áudios publicados, a suposta vítima relatou que estava dormindo sozinha quando acordou assustada ao sentir que estava sendo estuprada por Berlim.
A reportagem tentou contato com o jovem, tanto por ligação como por mensagens enviadas em seu WhatsApp, mas não obteve resposta até última atualização desta reportagem.
O Ministério Público do Acre (MP-AC) informou, na quarta-feira (6), que o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) ainda não tinha recebido nenhuma denúncia no órgão sobre o caso.
“Mas a equipe irá buscar, junto à delegacia, o boletim de ocorrência e também as informações em relação à vitima para fazer o acolhimento e oferecer o suporte necessário”, destacou a assessoria.
Afastamento
Em nota, a coordenação informou que destituiu o título de Mister Teen Acre do atual mister até que se resolva a situação.
“Esperamos que tudo seja esclarecido e desde já externamos o nosso repúdio a este caso, uma vez que não compactuamos com tal ato, e que também estamos tentando entender toda a situação”, disse a nota.
O coordenador do concurso, Sidney Lins, disse ao G1 que a medida foi tomada após um pedido da coordenação nacional. “Não há nada comprovado, mas é algo que compromete a idoneidade moral do candidato. Então, preferimos deixar com que as autoridades tomem as providências, mas da nossa parte, como coordenador, nós já anunciamos a saída dele e destituímos do título”, afirmou.
Berlim recebeu o título de Mister Teen Acre em outubro do ano passado e chegou a participar da seleção nacional do concurso em novembro de 2020.
G1