Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de dezembro em Rio Branco subiu 1,37%, encerrando 2020 com alta acumulada de 6,12%, o que faz da capital do Acre vice-campeã nacional da inflação.
Segundo o IBGE, Rio Branco so perde para a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, que somou uma inflação de 7,96%.
Os vilões da inflação são bem conhecidos na capital do Acre. A aceleração do grupo habitação (2,88%) deve-se, principalmente, à alta de 9,34% no item energia elétrica. Após 10 meses consecutivos de vigência da bandeira tarifária verde (em que não há cobrança adicional na conta de luz), passou a vigorar em dezembro a bandeira vermelha patamar 2, com acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Além disso, houve reajustes tarifários em Rio Branco (11,05%) e Porto Alegre (11,55%). Na capital acreana, o reajuste de 2,11% e entrou em vigor em 13 de dezembro. Já na região metropolitana de Porto Alegre, o reajuste de 6,58% em uma das concessionárias foi aplicado a partir de 22 de novembro. As variações no item foram desde os 6,02% de Belém até os 11,91% de Curitiba.