O Estado do Acre tem em estoque 780 mil seringas para imunização da população contra a Covid-19, sendo que 350 mil do Estado e 430 mil dos municípios, e o Governo do Acre se encontra no momento, em processo de aquisição de mais 400 mil seringas. A informação foi repassada nesta quarta-feira, 06, pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Estado, Renata Quiles.
As 780 mil seringas a serem usadas nas duas doses, daria para imunizar 390 mil acreanos. O Acre, tem atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mais de 800 mil habitantes, portanto, não daria para imunizar metade da população, no primeiro momento, porém supriria a demanda necessária para a primeira etapa de imunização contra o coronavírus.
Na primeira etapa, o Ministério da Saúde enviará 460 mil doses da vacina, que serão administradas em duas doses, com intervalo de 15 a 30 dias entre uma dose e outra, destinada aos grupos prioritários da covid-19. O governador Gladson Cameli também anunciou a aquisição de mais 700 mil doses pelo Estado.
As vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde serão para a imunização dos grupos de risco, que são: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos, dividido por fases, além de indígenas, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, pessoas com deficiências permanentes severas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo e portuários; e, ainda, população privada de liberdade e funcionários desse sistema, totalizando cerca de 230 mil pessoas.
Já as 700 mil doses que serão adquiridas pelo Estado serão utilizadas para vacinar pessoas de 20 a 59 anos. Para que a vacinação ocorra de forma segura e organizada, os profissionais da saúde de todos os municípios acreanos passarão, desde agora, por capacitação e treinamento, além da criação de estratégias específicas de vacinação em cada cidade.
Em conversa com o ac24horas, a gestora Renata Quiles, afirmou que o processo de imunização será feito em parceria com os demais 22 municípios, que serão responsáveis pela aplicação do imunizante à população acreana.
“O público para vacinação é em torno de 600 mil pessoas com 2 doses então serão necessárias 1.200.000 seringas. Enviaremos o que for de necessidade de cada Município para a vacina do Covid-19. Seja através do nosso estoque, as que estão em processo de aquisição ou o suporte previsto pelo Ministério da saúde. Será uma união de forças [Estado e Municípios]”, pontuou.
Ela explicou que os municípios contarão com o reforço de 500 mil seringas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira, 06, que suspendeu a aquisição do material “até que os preços voltem à normalidade”, portanto a data de chegada dessas 500 mil seringas ainda é incerta devido a decisão do presidente Jair Bolsonaro.
A expectativa do início da aplicação das doses no Estado é para o início de março, em conjunto com o Plano Nacional de Vacinação.
Com informações do AC24horas