Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Política

Gabinete de crise é instalado em Rio Branco para prevenir desastres naturais

Kenedi Rodigues

Publicado

on

Como enfrentamento a enchentes, desbarrancamentos e outros desastres naturais, a Prefeitura de Rio Branco instalou, nesta quarta-feira (20), um gabinete de gerenciamento de crise comandado pela Defesa Civil Municipal. O decreto de instalação vai ser assinado e publicado pelo prefeito da capital acreana, Tião Bocalom, no Diário Oficial do Acre (DOE).

Uma reunião entre a coordenação da Defesa Civil e as secretarias envolvidas na ação definiu as últimas estratégias. O encontro ocorreu na prefeitura.

Em resumo, o gabinete vai atuar em situações de crise, sejam enchentes, desbarrancamentos, deslizamentos, secas, queimadas, inundações e outras, na capital acreana, e auxiliar a população.

O documento destaca a responsabilização e participação de cada secretaria diante das situações. São 18 secretarias municipais, mais de oito secretarias estaduais envolvidas no gabinete. Além disso, os órgãos federais devem ser acionados com pedidos de ajuda.

“Apontamos nossas ações de gerenciamento para os seguintes tipos de crise: inundação dos igarapés e do Rio Acre, temos desbarrancamento e áreas de riscos que acionamos. Nesse momento, cada secretaria tem a sua parcela de responsabilidade de resolução dessa crise. Como coordenação da Defesa Civil Municipal, conversamos como os secretários e pedimos ajuda de cada um. Isso, constitucionalmente, consta no decreto e todos terão ciência. Evidentemente, dentro de uma crise, podem surgir outras crises e durante o ano todo temos diversos tipos como a questão da seca e das queimadas”, destacou o coordenador do órgão municipal, major Cláudio Falcão.

Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e secretários participaram de reunião na prefeitura — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e secretários participaram de reunião na prefeitura — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

 

G1 AC

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas