Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

Ufac retoma atividades do primeiro semestre de 2020 em março; veja calendário

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Conselho aprovou calendário de retorno das atividades com aulas remotas e presenciais, no caso de disciplinas que precisam de aulas práticas em laboratórios.

A Universidade Federal do Acre aprovou, nessa terça-feira (5), o calendário do retorno das atividades educacionais de 2020 e 2021. As aulas remotas do primeiro semestre de 2020 estão previstas para iniciar no dia 25 de março.

As atividades do primeiro semestre se estendem até o dia 28 de junho. No dia 12 de julho começam as aulas do segundo semestre de 2020. Essas atividades terminam dia 9 de outubro de 2020.

Já no dia 20 de outubro, a instituição inicia o primeiro semestre de 2021 com previsão para terminar no fim de janeiro de 2022.

As aulas presenciais na Ufac estão suspensas desde o dia 17 de março, quando o governo anunciou os primeiros três casos de Covid-19 no estado e suspendeu as aulas nas redes pública e privada.

À Rede Amazônica Acre, a pró-reitora de graduação da Ufac, Ednacelí Damasceno, explicou que a instituição vai instalar o sistema de ensino híbrido, com parte das aulas remotas e parte presencialmente, no caso de disciplinas que dependem de aulas teóricas em laboratórios.

“Aprovamos o híbrido, porque têm algumas disciplinas com conteúdo teórico e alguns práticos que são desenvolvidos em laboratório. Esses conteúdos práticos determinamos que sejam realizados em laboratório desde que com prévio atendimento, com escalonamento de grupo de alunos, de acordo com limite que comporta os laboratórios para ter todas a segurança. O ensino híbrido só vai acontecer para aquelas disciplinas que tem tanto conteúdo teórico e conteúdo prático em laboratórios”, destacou.

Retorno remoto

No dia 8 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) aprovou uma nova portaria autorizando as instituições de ensino superior a retomarem as aulas presenciais a partir de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da Covid-19. A medida alterou a decisão anterior, divulgada em 2 de dezembro, que previa a retomada a partir de 4 de janeiro.

Na época, a reitora da Ufac, Guida Aquino, afirmou que a universidade continuava com seu posicionamento de preservação da vida em primeiro lugar e informou que não era possível confirmar se em março o estado estaria em condições favoráveis para a retomada segura.

Sobre isso, a pró-reitora de graduação da instituição destacou que a última portaria do MEC deu autonomia para que as instituições federais decidissem como seria o retorno das aulas em 2020, conforme o cenário da pandemia em cada estado.

“Aprovamos uma resolução que permite tanto o formato remoto quanto o formato híbrido e também o retorno das atividades presenciais. Essas formas de ensino estarão condicionadas ao cenário epidemiológico do estado. Então, provavelmente, com esse cenário que temos no momento no Acre, em Rio Branco, especialmente, o retorno ainda será remoto nesse semestre”, concluiu.

G1

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas