Procon fiscalizou 50 comércios na capital durante semana de Natal ‘Operação Boas Festas’

Ação ocorreu ao longo desta semana nas áreas comerciais da capital acreana para coibir práticas enganosas ou abusivas ao consumidor.

Ao longo desta semana de festas de Natal, os agentes fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC) vistoriaram 50 estabelecimentos comerciais de Rio Branco. A ação faz parte da Operação Boas Festas.

O objetivo foi detectar e coibir possíveis práticas enganosas ou abusivas contra os consumidores rio-branquenses durante suas compras de Natal e demais festas de fim de ano.

Os fiscais ainda deram orientações aos consumidores que estavam nos locais sobre os principais cuidados para garantir que não sejam lesados no momento das compras.

Conforme o órgão, ao menos sete estabelecimentos foram autuados por conta de irregularidades. A eles foi dado um prazo para adequação.

“Como essa fiscalização de Natal é rotineira há alguns anos, as empresas geralmente já estão adequadas. As que foram autuadas são as que abriram recentemente”, afirmou o chefe de fiscalização do Procon-AC, Rommel Queiroz.

Durante as fiscalizações foram verificadas as práticas de descontos promocionais ofertados, precificações de produtos nas vitrines, prateleiras e caixas, além do prazo de validade dos produtos e informações sobre as formas de pagamento.

Também foi verificado se havia prática de venda casada, a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta e como estava a política de troca das lojas.

G1 AC