Ministério evita comentar sobre mudança do dia da inauguração da Ponte do Madeira

O Ministério da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro vem fazendo suspense para não dizer “vista grossa” ou “silêncio” quanto à mudança da data da inauguração da ponte sobre o Rio Madeira, no Distrito do Abunã, em Rondônia. Mas, funcionários e um representante da empresa responsável pela obra confirmam que ela só será entregue em março de 2021.

No início deste ano, o governo federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a previsão de entrega seria justamente em dezembro, no entanto, os trabalhos no local não terminaram e o cronograma foi novamente alterado sem ampla justificativa à população.

Por duas vezes, em 2019, o Governo Federal já havia anunciado datas para entregar a obra, o que manifestou ansiedade nos acreanos bem como nos rondonienses que vivem do lado de cá das margens do imponente rio. Aos moradores desta ponta, a construção da ponte é algo realmente importante tendo em vista os benefícios na economia e de logística que ela trará aos dois estados.

Nesta semana, a equipe do Portal O Rio Branco acompanhou uma coletiva à imprensa do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, onde prestou um balanço de sua pasta, informou as obras entregues e as que vão ser concluídas nos próximos meses. Entre as citadas, a ponte do Madeira que tem o objetivo de ligar de vez essa parte do norte ao Brasil pela malha viária. Só que a informação repassada foi superficial, sem muitos detalhes importantes.

Nossa equipe foi convidada para enviar perguntas ao ministro e os questionamentos não poderiam ser diferentes: Quando a ponte será entregue e quais os motivos para mudar, novamente, a data? O fato é que as perguntas não foram respondidas nem pelo ministro, muito menos por sua assessoria que manifestou compromisso de encaminhar as respostas à redação.

No mesmo dia da coletiva, um deputado federal de Rondônia, o Coronel Chrisóstomo (PSL) foi até o canteiro da obra para “fiscalizar” as atividades. E de acordo com o parlamentar, os técnicos estão realizando a etapa final do asfaltamento da rodovia do lado de Rondônia, além da concretagem de um trecho da ponte. A previsão dos engenheiros é de que ela estará pronta para ser inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro em março de 2021. Após a cerimônia, mais de dois mil veículos vão cruzar, diariamente, entre o Acre e Rondônia, em frações de minutos.

As obras de construção da ponte iniciaram em 2014, no Governo Dilma Rousseff (PT), passou ainda pelo Governo de Michel Temer (MDB) e segue no Governo Jair Bolsonaro. Os recursos para a construção é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mais de R$ 130 milhões de reais já foram gastos no acesso.

 

Jornal O Rio Branco