O governador do estado do Acre, Gladson Cameli, visitou na tarde desta terça-feira, 29, os dois abrigos preparados para a população atingida pela cheia do rio, no município de Tarauacá. Ele também andou pelos locais alagados e fiscalizou ruas recém asfaltadas.
Na ocasião, Gladson entregou 100 cestas básicas aos desabrigados e manifestou solidariedade à população atingida. “As fortes chuvas dos últimos dias deixaram famílias desabrigadas e a nossa ida foi para marcar a presença do Estado, para que não percamos tempo, pois nós estamos falando de pessoas desabrigadas, vidas, seres humanos”, disse.
Durante a agenda, o governador foi acompanhado pela prefeita do município, Marilete Vitorino, a prefeita eleita, Maria Lucinéia, o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista, e o chefe da Casa Militar coronel Amarildo Camargo.
Uma notícia positiva, é que o rio Tarauacá já apresenta sinais de vazante. Cameli alertou que, de acordo com as previsões, 2021 será um ano de muita chuva em que outros municípios podem ter as mesmas situações de alagamentos por que passa Tarauacá.
Prevenção
Já em Cruzeiro do Sul, o chefe do executivo destacou que o Estado já possui um planejamento para atuação em casos de alagamentos. “Ontem mesmo, em Rio Branco, eu me reuni com toda a nossa equipe para fazer um planejamento para as possíveis enchentes que poderão vir, tanto na capital quanto nos municípios do interior. Eu irei ficar aqui até a passagem de ano, mas acompanhando todos os municípios do nosso estado. O que nós precisamos não é esperar acontecer, é prevenir, deixar tudo pronto para que, caso necessite, possamos tomar as providências”, afirmou.