Em 24 horas, chove mais que todo acumulado do mês de novembro em Rio Branco

Segundo dados da Defesa Civil, devido ao volume de chuva entre sábado (26) e domingo (27), Rio Acre registrou aumento de 55 centímetros. No entanto, nesta segunda (28), manancial teve vazante de 11 centímetros e marcou 8,36 metros.

Dados da Defesa Civil do Estado apontam que em 24 horas choveu mais que todo o mês de novembro em Rio Branco. Entre as 6h de sábado (26) e 6h desse domingo (27) foram registrados 49 milímetros de chuva, um milímetro a mais que todo acumulado do mês passado.

Devido à quantidade de chuvas na capital acreana, o Corpo de Bombeiros atendeu ao menos sete chamados de alagamento de casas e também de vias públicas por conta de bueiros entupidos. Não houve registro de desmoronamentos ou quedas de árvores.

“Nesses casos de casas alagadas por conta de bueiros obstruídos que acabam não escoando a água, nós vamos até o local, orienta as famílias, mas não há necessidade de remoção, uma vez que a enxurrada passa rápido. Então, tivemos em torno de sete acionamentos nesse sentido, alguns, inclusive, fizemos orientação apenas por telefone”, disse o major Cláudio Falcão, dos Bombeiros.

O acumulado de chuvas nos 28 dias de dezembro, segundo os dados, é de 354 milímetros. O número é 105 milímetros a mais do que o esperado para todo o mês, que é de 249 milímetros.

Nos 30 dias de novembro deste ano foram acumulados 48 milímetros de chuva, sendo que o esperado para o mês é 200 milímetros. No ano de 2018, foram registrados 149,8 milímetros de chuva em novembro, já em 2019 foram 373,2 milímetros.

G1 AC