Diante da pandemia do novo coronavírus, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuário (Infraero) prevê uma queda de 7% na movimentação do aeroporto de Rio Branco neste final de ano, em relação ao ano passado.
A previsão é que entre o último dia 18 de dezembro e o dia 4 de janeiro de 2021 cerca de 17 mil passageiros embarquem e desembarquem no terminal da capital acreana.
Conforme os dados da Infraero, entre os dias 20 de dezembro do ano passado e 6 de janeiro de 2020 foi registrada uma movimentação de 18,2 mil pessoas entre embarques e desembarques.
O Aeroporto Internacional de Rio Branco também deve receber 134 pousos e decolagens no período, 44 a menos que no período de festas de fim de ano de 2019.
Dados nacionais
Em todo Brasil, a estimativa é que o número de pessoas que devem usar os terminais administrados pela Infraero durante as festas de fim de ano será 41% menor que há um ano.
Pelos cálculos da estatal aeroportuária, os 32 aeroportos com voos comerciais regulares que estão sob sua responsabilidade devem receber 1,91 milhão de passageiros entre o dia 18 de dezembro e 4 de janeiro de 2021.
A previsão é que, no mesmo período, ocorram 16,4 mil pousos e decolagens, um número 40% inferior ao registrado no período de festas entre 2019 e 2020.
Durante as festas de fim de ano de 2019, 3,27 milhões de usuários passaram pelos aeroportos administrados pela Infraero.
Segurança
Para tentar minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, a Infraero recomenda que os usuários procurem antecipar o check-in por meio dos canais digitais da empresa aérea. E também aconselha a terem cópia da passagem no celular, para não ser necessário manusear cartões de embarque impressos.
De acordo com regras adotadas em todos os aeroportos do país, a estatal recomenda que, em caso de viagens nacionais, as pessoas cheguem ao aeroporto com, no mínimo 1h30 antes do horário do voo. Se o voo for internacional, o aconselhável é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.
É necessário manter o distanciamento físico, respeitando as sinalizações e evitando aglomerações. O uso de máscaras é obrigatório tanto no aeroporto quanto durante a viagem.
G1 AC