24 abril 2024

Artigo: Planejando 2021

.

Date:

O ano de 2020 está terminando, e é totalmente natural fazermos nossas reflexões de fim de ano. Considerando que este ano foi um ano atípico, no qual tivemos que nos adaptar a alguns procedimentos de convivência. Sem falar nas dificuldades que foram muitas, das quais tivemos que nos reinventar em todos os nossos convívios, sejam eles familiares, profissionais, amorosos, amizades… Uma mudança de comportamento que não estava previsto, mas que foi necessário.

Ter chegado até aqui, literalmente, não foi fácil, mas conseguimos. Vamos agradecer por todas as oportunidades que tivemos, sejam elas boas nas quais nos deram alegrias e nos trouxeram momentos de felicidades, sejam elas ruins, nas quais nos trouxeram dores e tristezas, porém nos ensinaram algo em nossa vida para nos deixar ainda mais fortes. É importante ressaltar que crescemos muito com as experiencias de dor e tristeza. Com toda certeza saímos de 2020, bem mais forte do que entramos.

E as metas que foram planejadas para 2020, como ficou? Foram executadas e alcançadas com sucesso? Ou não foram possíveis de serem executadas? Se você conseguiu alcançar todas a metas que estipulou para o ano de 2020, parabéns, você conseguiu uma proeza digna dos super-heróis! Se você não conseguiu alcançar suas metas, não fique triste, reveja o que deu errado e se replaneje para o ano que se inicia, com foco e determinação suas metas serão alcançadas.

Lembre-se de que aquilo que dar mais trabalho para ser alcançado, também dar mais prazer na sua conquista. O fato de não ter conseguido realizar todas suas metas em 2020, não é motivo de tristeza e você não precisa ficar desmotivado, muito pelo contrário, sua motivação deve ser renovada para que o ano de 2021, seja bem melhor do que foi o ano de 2020, seja perseverante, você vai conseguir, tenha fé, mas também faça sua parte, se esforce, pois sabemos que a fé sem obra é inexistente.

Como uma onda que sobe e levanta todos os barcos, o ano de 2021, será igual para todos. Teremos as mesmas quantidades de segundo, minutos, horas, dias, semanas e meses para podermos dedicar nossas energias, trabalhando com foco na realização de todas as nossas metas e sonhos. Não dista, paciência e persistência você chegará lá. Nos próximos artigos iremos lhe ajudar e planejar suas metas para o próximo ano, até lá desejamos a todos os leitores do Folha do Acre um 2021 repleto de muita saúde, pois o resto só dependerá do nosso esforço.

Por Pablo Marques*
Professor de Economia do Instituto Federal do Amazonas/IFAM

Últimas