Ícone do site Folha do Acre

Começa votação do 1º turno das eleições municipais; Rio Branco tem 256 mil eleitores aptos a votar

Por

Só em Rio Branco, 256.673 eleitores devem comparecer às urnas para escolher o novo prefeito da cidade e também os vereadores. Na capital, 22 eleitores devem usar o nome social neste pleito. Do total, 1.012 votantes possuem alguma tipo de deficiência e mais de 53% dos eleitores são mulheres

Maria Derzi, de 86 anos, também esteve cedo na fila para votar. Segundo ela, mesmo não sendo obrigada, acha importante exercer a cidadania por meio do voto. “Eu sempre faço assim, voto primeiro e vou para minha igreja depois. Eu gosto de votar, quase fui política e gosto de política também, mas agora estou mais reservada. É necessário ter essa cidadania e acho importante votar”.

Francisco Mendes de Queiroz, de 67 anos, foi o primeiro a chegar na sede da prefeitura de Rio Branco para votar. Foram 3 horas de percurso e ele chegou às 5h30. “Porque eu moro na colônia e tenho que pegar o ônibus pra vir votar. Cheguei umas 5h30 mais ou menos. Eu espero que quem for eleito trabalhe porque é o que o Acre precisa. Estamos precisando de saúde, escola e melhoras no ramal. Eu avalio [o candidato] pelo caráter da pessoa”.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informou que neste domingo (15) em Rio Branco 97 ônibus devem atender a demanda de eleitores para as zonas eleitorais da capital

Ao todo, o Acre teve 3.029 pedidos de candidaturas, mas apenas 2.863 foram consideradas aptas ao pleito e 166 foram inaptas nas 22 cidades do estado. Para vereador, são 2.846 vagas e para prefeito 90. Deste total, 94 candidatos tentam a reeleição.

G1

Sair da versão mobile