O ex-deputado estadual e atual presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Raimundo Correia, o “Raimundinho da Saúde”, nomeou a própria sobrinha, Thauana Correia, para ocupar cargo de chefia dentro do órgão municipal com salário de R$ 3 mil reais
Thauana foi nomeada para trabalhar no Saerb no dia 1 de dezembro de 2019 e, segundo Portal de Transparência da Prefeitura de Rio Branco, continua recebendo do órgão. A servidora deveria cumprir carga horária de 40 horas semanais, mas, segundo denúncias de fontes que atuam dentro do próprio Saerb, a sobrinha de Raimundinho não aparece no seu local de trabalho para cumprir expediente.
Confira abaixo a portaria de nomeação de Thauana no Saerb:
“Além de representar crime de nepotismo, ela ela nem aparece no Saerb, só vai assinar o ponto, mas cumpre expediente é na Policlínica Aspacre, do próprio Raimundinho”, disse uma fonte que preferiu não se identificar por medo de represálias.
Nepotismo é crime
O nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.
Ou seja, para que ocorra o nepotismo, basta a existência de vínculo familiar entre o agente público já ocupante de cargo comissionado ou função de confiança e a pessoa que se pretende nomear/contratar ou que já foi nomeada/contratada.
Foto mostra Thauana juntamente com Raimundinho e o vereador Railsson Correia durante confraternização familiar/Foto: Reprodução Facebook