Lei Orçamentária com déficit de R$ 233 milhões será o grande problema de Cameli em 2021, diz colunista

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Foto: Sérgio Vale

Problemão

Não tem para onde fugir. O governador Gladson Cameli terá mais um problemão para resolver em 2021. O déficit no orçamento é na ordem de R$ 233 milhões de reais, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Loa enviada na tarde de quarta-feira

A LOA foi enviada para a Assembleia Legislava do Acre na tarde da última quarta-feira (30) deverá passar pelo crivo dos deputados até o encerramento do ano legislativo.

Sem supervisão

A LOA deverá ser aprovada a toque de caixa e longe da supervisão da imprensa, haja vista que por conta da pandemia em 2020 os trabalhos têm sido diferentes.

Culpa dos que passaram

A respeito do déficit no orçamento o discurso do atual governo é o de praxe: jogar culpa nas gestões passadas.

Explicando

O secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, explicou que esse déficit decorre de práticas de gestões passadas de realizarem ajustes para encaminhamento de propostas orçamentárias equilibradas contabilmente.

Gastos constitucionais

O orçamento prevê recursos para as despesas obrigatórias e constitucionais, repasse dos poderes, manutenção da folha de pagamento, pagamento das parcelas das dívidas e a manutenção dos encargos da máquina estatal.

Orçamento real

Ricardo Brandão afirmou, em entrevista à imprensa, que alguns outros estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina já adotaram essa metodologia de “orçamento real”.

Sem risco de comprometer a folha de pagamento

O secretário salientou que o déficit orçamentário de maneira alguma coloca em risco o pagamento dos salários dos servidores em dia, como vem acontecendo durante o atual governo.

Eleições

O clima eleitoral em época atípica como esta da pandemia tem mudado a rotina de candidatos e dos eleitores que estavam acostumados a outros cenários.

Combatendo a fake news

O juiz Giordano Dourado indica que será linha dura no combate aos crimes eleitorais e como prioridade deverá combater as fakes news.

Entende do assunto

Giordano Dourado é um estudioso do assunto liberdade de expressão e conhece bem as dívidas dessa liberdade que podem justamente incorrer na divulgação de notícias falsas.

Assunto delicado

Outro ponto delicado que o juiz Giordano tocou em recente entrevista é no combate a supostas interferências de facções criminosas no pleito eleitoral.

Fla x Flu

Em cidades como Sena Madureira e Brasiléia, onde haverá a bipolarização na disputa, o processo de eleição se torna uma espécie de final do Flamengo contra Fluminense. Altamente disputado, com torcidas organizadas e ódios em escalas palpáveis.

Bom dia a todos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp