“Com a verdade que vou continuar a basear meu diálogo com os moradores de Rio Branco”, diz Socorro Neri40 em debate

A prefeita e candidata à reeleição, Socorro Neri40, participou na noite deste sábado, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Rio Branco.

O encontro foi promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Acre (Ufac). No primeiro bloco do debate os candidatos tiveram cinco minutos para a apresentação de suas propostas, em seguida responderam perguntas de estudantes universitários e outro candidato comentava a resposta.

Em sua primeira participação, Socorro Neri40 respondeu a uma pergunta sobre a abertura de mais vagas de estágio nas unidades de saúde aos estudantes de medicina. Socorro Neri40 falou sobre a reestruturação e abertura de novas unidades na capital acreana e que em seu plano de governo também consta a construção de uma nova policlínica no Segundo Distrito. Ainda segundo a prefeita, novas parcerias com o governo do Estado também devem garantir a abertura de mais vagas.

Socorro Neri40 também foi questionado sobre Segurança Pública e afirmou que sua gestão tem atuado fortemente por meio de ações de políticas sociais, de esporte, cultura e lazer. “No momento nós também estamos trabalhando fortemente com a implantação de um novo e moderno sistema de iluminação pública em todas as ruas de todos os bairros que certamente contribui para dar mais segurança à nossa população. Também preciso dizer que nós fizemos o maior investimento de recursos no Fundo Municipal de Cultura desde a sua criação. Todas essas questões e outras melhoram a Segurança Pública e são as que fazem parte das atribuições do município”.

Socorro Neri40 também defendeu a conquistas dos profissionais da Educação municipal atacados pelo candidato Jarbas Soster que afirmou que Rio Branco se tem Educação de má qualidade.

“Certamente o candidato está mal informado e não sabe que Rio Branco ocupa hoje a segunda melhor posição entre as capitais brasileiras no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Se ele soubesse disso teria respeito pelos nossos professores, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares que atuam no sistema municipal de ensino fazendo com que a Educação seja de efetiva qualidade. Já hoje um programa de formação de professores em franco desenvolvimento, uma reestruturação da parte física das escolas, nós temos como plano, já com recursos garantidos, a aquisição de computadores para alunos do quarto e quinto ano e também para os professores. Nós também fizemos a equiparação dos salários dos nossos professores municipais com os professores do Estado. Portanto há um trabalho em curso, as escolas municipais são consideradas de excelência, e eu quero me solidarizar com o absurdo que foi dito em relação ao trabalho dos meus colegas, profissionais de Educação da rede municipal”.

Durante o debate, Socorro Neri40, também respondeu sobre o trabalho desenvolvido na recuperação de ramais, estradas vicinais, construção e melhorias de pontes na zona rural de Rio Branco.

Em suas considerações finais, a prefeita agradeceu a todas as pessoas que a tem recebido em suas casas e andanças por Rio Branco nesta campanha. “Quero agradecer a todos que independentemente de partido confiam na nossa candidatura e que vai manter Rio Branco funcionando com uma grande parceria com o governador Gladson Cameli e com todos aqueles que queriam o melhor para a nossa cidade. Nesses pouco mais de dois anos fizemos muito por Rio Branco, mas é evidente que há muito mais a ser feito e eu tenho reiteradamente disso isso em razão de que eu considero que a verdade é o que de fato transforma e ela que deve basear todo o diálogo com sociedade”, encerrou.

Além de Socorro Neri40, outros quatro candidatos participaram do debate: Daniel Zen (PT), Jarbas Soster (Avante), Minoru Kimpara (PSDB) e Tião Bocalom (PP). Todos escolhidos pela comunidade acadêmica por meio de uma consulta pública online.