Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Opinião

Eleições em Rio Branco: uma disputa pautada em ressentimentos, analisa colunista

Coluna da Gina

Publicado

on

Ressentimento e fome de poder

A eleição em Rio Branco trouxe múltiplos candidatos, a pulverização de lideranças de um mesmo grupo e tem sido apimentada por dois estranhos ingredientes: o ressentimento e a forme de poder.

Aliados ontem e rivais hoje

As mesmas pessoas que se abraçavam e trocavam juras de amor eterno no palanque em 2018 agora rivalizam, estão em palanques opostos e nutrindo ressentimentos mal disfarçados.

Um candidato para chamar de seu

Cada liderança que estava submetida a Gladson Cameli em 2018 para torná-lo governador se intitulou “cabeça” e lidera seu próprio agrupamento em 2020. Cada um também tem um candidato próprio para chamar de seu na disputa eleitoral deste ano.

Gladson Cameli

Sem nenhum dos seus em quem pudesse confiar, Gladson (PP) tirou Socorro Neri (PSB) para dançar o baile da reeleição. Ele a tirou para dançar antes mesmo dela ter sido escolhida rainha do baile.

Petecão

O senador Sérgio Petecão, que apoiou Gladson Cameli em 2018, tirou a coroa de líder das mãos do governador, eleito com seu apoio, diga-se de passagem, e resolveu ampliar seu próprio feudo indicando a esposa, Marfisa Galvão (PSD), para ser vice na chapa de Tião Bocalom (PP).

Márcio Bittar

Márcio Bittar, que também apoiou o governador em 2018, resolveu ter vida própria com seu MDB e lançou candidatura própria com Roberto Duarte (MDB) como candidato.

Rocha

O vice-governador, Wherles Rocha, resolveu quebrar a profecia de que não brigaria mortalmente com o governador em 24 meses e antecipou a data lançando Minoru Kimpara (PSDB) à Prefeitura de Rio Branco.

Quatro

Apenas de um lado político, o que elegeu o governador, são quatro candidaturas. Ou seja, deixou saudades o tempo em que dois grupos rivalizavam. Hoje a briga é multifacetada.

Jarbas Soster

O candidato a prefeito de Rio Branco, Jarbas Soster (Avante), tem feito uma campanha pé no chão, andado em áreas residenciais e comércio levando suas propostas.

Fernanda Hassem

A candidata a prefeita de Brasíleia, Fernanda Hassem, tem feito uma campanha alegre e dinâmica apesar dos ataques baratos que tem sofrido.

Bom dia a todos

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas