Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cruzeiro do Sul

Após mais de cinco meses, maternidade de Cruzeiro do Sul volta a fazer exames de mamografia

Kenedi Rodigues

Publicado

on

Atendimentos foram suspenso em abril deste ano por causa da pandemia de Covid-19.

Os exames de mamografia que eram realizados pela Maternidade de Cruzeiro do Sul, foram suspensos em abril de 2020, por conta da pandemia do covid-19. A retomada dos exames ocorreu na última semana. “A gente teve que parar esse serviço devido a pandemia, para não ter aglomeração de pessoas e todo esse cuidado foi adotado conforme as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS)” segundo iformou a coordenadora da regional de saúde do Juruá, Taraucá e Envira, Catiana Rodrigues da Silva.

Diariamente são feitos 20 atendimentos, que ocorrem de segunda a sexta-feira. São 10 no período da manhã (7h às 11h) e mais 10 no período da tarde (13h às 17h).

A coordenadora informou que a quantidade de atendimentos permanece o mesmo antes da pandemia, a diferença, é que agora os exames são feito por agendamento, com hora marcada, para evitar assim, aglomeração. E a retomada, veio em um momento importante, dimunição do índice  do covid-19, do período da saúde da mulher (outubro rosa) e consequentemente o aumento da procura por esse exame. 

Para fazer a mamografia, no caso de mulheres com idade até 49 anos é necessário o encaminhamento médico, documento de identidade com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as mulheres a partir de 50 anos não é necessário o encaminhamento médico.

Torna-se obrigatório a utilização de máscara durante o permanecimento dentro da maternidade.

G1 Acre

Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas