Documento inclui atualização em conteúdo programático de certame para profissionais dos níveis técnicos; confira
A Marinha do Brasil divulgou recentemente um documento de retificação referente ao Concurso Público para Admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) em 2020, em que será realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (Ciaa) no Rio de Janeiro.
Segundo o documento (retificação I), houve uma atualização no conteúdo programático, podendo ser consultado na íntegra em nosso site.
Oportunidades
Ao todo são ofertadas 56 oportunidades, de níveis técnico, para a carreira militar, especificamente ao cargo de cabo do CAP. Confira as especialidades e, respectivamente, o quantitativo em cada:
Contabilidade: 8 vagas;
Eletrônica: 3 vagas;
Enfermagem: 5 vagas;
Estatística: 5 vagas;
Geodésia e Cartografia: 3 vagas;
Gráfica: 4 vagas;
Marcenaria: 4 vagas;
Mecânica: 4 vagas;
Metalurgia: 4 vagas;
Meteorologia: 4 vagas;
Motores: 4 vagas;
Processamento de Dados: 4 vagas;
Química: 4 vagas.
É necessário salientar que dentre o quantitativo total de oportunidades, 56 vagas, há aquelas reservadas para pessoas especificadas nos itens do edital de abertura.
Etapas de participação
Para concorrer, os interessados devem ter idade entre 18 a 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2021, bem como altura mínima de 1,54m e a máxima é de 2m, além de estarem em dia com as obrigações militares e civis, .
As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h do dia 9 de setembro, até às 23h59 (horário de Brasília/DF) do dia 28 deste mesmo mês, por meio do endereço eletrônico da Marinha do Brasil, mediante ao pagamento da taxa de R$ 46,00, com possibilidade de solicitar a isenção entre os dias 9 e 18 de setembro de 2020.
Já como método de seleção, os concorrentes serão submetidos às seguintes etapas:
Provas escritas objetivas de conhecimentos profissionais, composto por questões (PO);
Redação; e
Verificação de dados biográficos (VDB);
Inspeção de saúde (IS);
Teste de aptidão física de ingresso (TAF-I);
Verificação de documentos (VD);
Avaliação psicológica (AP); e
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração (PH).
Em relação ao exame escrito-objetivo e a redação, a previsão é de que ocorra na segunda quinzena de dezembro de 2020, onde será aplicada nas cidades de Amapá – AP; Angra dos Reis – RJ; Aracaju – SE; Barra Bonita – SP; Belém – PA; Belo Horizonte – MG; Brasília – DF; Cuiabá – MT; Florianópolis – SC; Fortaleza – CE; Foz de Iguaçu – PR; Ilhéus – BA; Ladário – MS; Macaé – RJ; Maceió – AL; Manaus – AM; Natal – RN; Nova Friburgo – RJ; Olinda – PE; Palmas – TO; Paraíba – PB; Paranaguá – PR; Piauí – PI; Porto Alegre – RS; Porto Velho – RO; Rio de Janeiro – RJ; Rio Grande – RS; Salvador – BA; Santarém – PA; Santos – SP; São Francisco do Sul – SC; São José da Barra – MG; São Luís – MA; São Paulo – SP; São Pedro da Aldeia – RJ; Uruguaiana – RS; e Vila Velha – ES.
Por fim, depois da realização de todas as etapas de avaliação, a previsão de início do curso está marcado ao dia 8 de setembro de 2021, conforme determina o edital de abertura disponível em nosso site, de forma gratuita, com mais informações sobre o presente certame.
Fonte: PCI Concursos