A Libertadores vive um novo cenário com a substituição da Globo pelo SBT na transmissão de TV Aberta com jogos de Palmeiras e Grêmio, nesta quarta-feira. No Brasil, a competição tem uma realidade a parte com um maior número de jogos disponível sem pagamento: um terço das partidas está em plataforma aberta entre o SBT e o Facebook.
Essa realidade é consequência da concorrência realizada pela Conmebol em 2018 que dividiu a Libertadores em quatro pacotes diferentes sem especificar plataforma.
Assim, a Globo comprou um pacote premium com 25 jogos e o Facebook ficou com as partidas de quinta-feira, um total de 27. Assim, são 52 partidas da Libertadores fora de canais pagos de um total de 155. Os jogos mais decisivos, como finais e eliminatórias relevantes dos times brasileiros, passarão no SBT que tem prioridade de escolha.
Esse número alto de partidas em plataformas abertas é benéfico para a Conmebol em outro aspecto: exibição de patrocinadores. Ao contrário do que ocorria com a Globo, o SBT tem acordo para exibir os patrocinadores da Conmebol em suas transmissões, em inserções.
No caso do Facebook, houve problemas no início das transmissões da Libertadores em 2019 por conta de questões técnicas. Mas a empresa teve conversas com as telefônicas e, neste ano, houve sensível melhora nas transmissões. Nesta semana, a plataforma passará a reestreia do Flamengo, diante do Independente Del Valle.
UOL