Como elaborar um currículo de sucesso

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá tudo bem com você? Se você está acompanhando os artigos anteriores, provavelmente está seguindo os passos comentados anteriormente. Agora você já sabe qual empresa quer trabalhar, já se preparou para a mesma, já sabe exatamente qual a função e qual cargo está disponível na empresa. Está devidamente preparado para a vaga e empresa desejada, agora é hora de construir o seu currículo de sucesso.

Siga os passos a seguir, capriche na elaboração e boa sorte!

Identificação: FOTO (somente se a empresa exigir insira, se não, evite. É proibido colocar fotos de biquini ou muito informal ou com bebidas alcoólicas e/ou cigarros, fotos acompanhado de terceiros, fotos com veículos ou animais, ou qualquer imagem que não condiz com você), NOME COMPLETO, DATA DE NASCIMENTO, TELEFONE (coloque vários telefones que estejam disponíveis, cuidado ao colocar telefones de terceiros – avise à eles, pois uma informação mal repassada pode lhe prejudicar bastante), ENDEREÇO, E-MAIL (crie um e-mail profissional para evitar problemas), não coloque números de documentos pessoais, tais como CNH (se o cargo exigir, insira apenas a categoria), RG, CPF, PIS, CARTÃO SUS. ESTADO CIVIL E FILHOS (Somente se tiver algo relacionado na descrição da vaga).

Objetivos Profissionais: Deverá ser simples e objetivo, demonstrando qual a vaga seja do seu interesse, geralmente o mesmo possui apenas 02 linhas. Caso a vaga já esteja em aberto (especifique-a), caso ainda não esteja, escreva quais os cargos que deseja ocupar naquela empresa. Não coloque objetivos generalistas (quero fazer parte do quadro de funcionários dessa empresa…, quero aprender coisas novas…, crescer junto com a empresa…).

Resumo de Qualificações: Esse é o momento mais crucial, que você irá demonstrar para a empresa que todas e/ou a maioria das habilidades e competências que a ela procura para preencher esta vaga. Este tópico será a oportunidade que você terá de fazer o recrutador continuar lendo o seu currículo até o final. Habilidades como: flexibilidade, autoconfiança, facilidade de trabalhar em equipe, vasto network (rede de relacionamentos), resiliência, vasta experiência em vendas, experiência em lidar com mídias e redes sociais no ramo (neste momento em que estamos é de fundamental importância que saibamos lidar com as redes sociais, quem tem essa habilidade sai na frente de muitos outros). Dica importante: seja sincero sempre, escreve o que realmente condiz com a verdade, pois algumas etapas das entrevistas, são realizadas dinâmicas e testes psicológicos que vai provar tudo isso.

Formação Acadêmica: neste tópico você irá explanar apenas a sua escolaridade, não esqueça de inserir: nome do curso, tipo de ensino (fundamental, médio ou superior), ano de formação e instituição. Dica 1: se tiver Ensino Superior completo ou cursando, não precisa especificar os anos anteriores (ensino infantil, fundamental ou médio). Dica 2: Caso tenha mais de uma Pós-Graduação, especifique-as.
Cursos, Palestras e Treinamentos: é de fundamental importância que discrimine apenas aqueles cursos que forem relevantes para a vaga pretendida na empresa. Sempre do mais recente para o mais antigo, especificando sempre: nome do curso, carga horária e instituição onde foi realizado.

Experiências profissionais: Escreva todas as suas experiências anteriores, tais como trabalho como autônomo, trabalho voluntário. Sempre do mais recente para o mais antigo, especificando sempre: nome da empresa, cargo e período (mês e ano), principais funções (desenvolvidas na empresa), resultados (se tiver algo significativo a falar, caso contrário não diga nada). Trabalho voluntário: muitas pessoas, em nossos treinamentos, perguntam a respeito deste tema. Só posso colocar trabalhos de carteira assinada? A resposta é não, trabalhos voluntários dizem muito a nosso respeito, ressaltam algumas habilidades que serão necessárias para o cargo que a empresa está ofertando.

Observações Gerais: Currículo não possui capa (esta prática foi extinta a muito tempo), evite letras coloridas, imagens, efeitos de bordas, fontes nem muito grandes e nem pequenas demais, muitos espaçamentos. Não insira pretensão salarial, assinatura (somente se a empresa exigir), certificados (geralmente são solicitados, apenas, em processos seletivos simplificados estaduais ou municipais, caso contrário não inclua), quanto à quantidade de páginas, 03 no máximo, se tiver muitas informações, enxugue ao máximo.

Currículo pronto, boa sorte na entrega, no próximo artigo falaremos como te ajudar nesta entrega. Até a próxima semana…

Adriana Azevedo
Coach Performance Comportamental
Diretora Executiva Renova Coaching

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp