Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Geral

A IMPORTÂNCIA DE ELABORAR UM BOM CURRÍCULO

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Você está em busca de uma colocação no mercado de trabalho? Imagina que você é um produto e está à venda para o mercado. Aí vem a pergunta que não quer calar: Você sabe “se vender”? Se fosse o dono de uma empresa, se contrataria? Então vamos, lá, o primeiro passo para uma boa “venda” é a sua apresentação através do seu currículo. Muitas pessoas contam para gente, que já distribuíram vários currículos e nunca são chamados, não sabem o que acontece.

A primeira coisa que temos que lembrar é que quando uma empresa abre uma vaga, o recrutador recebe milhares de currículos para escolher apenas alguns para seguir para a próxima etapa. Sabendo disso, o seu currículo deverá ter algum atrativo significativo.

Antes de enviar o seu currículo para qualquer lugar é extremamente necessário, checar qual o perfil da vaga para saber se você tem as habilidades e competências necessárias para cumprir a função e se preenche todos ou maioria dos pré-requisitos exigidos no anúncio. Por exemplo: O anúncio da vaga pede experiência de no mínimo 06 meses na área de vendas e a empresa recebe um currículo de um (a) candidato (a) que está em busca do primeiro emprego. Com certeza essa pessoa não vai ser chamada para uma entrevista e o currículo será descartado prontamente. Fique muito atento às exigências que caga cargo e empresa exigem, até para não perder o seu tempo indo até lá ou enviando e-mail ou WhatsApp.

Outro motivo que faz com que os candidatos não sejam chamados está na elaboração. Um currículo bem elaborado e bem estruturado é a porta de entrada para conquistar a tão sonhada entrevista. Preste atenção nos detalhes, seja objetivo, mas não perca sua essência, demonstre suas habilidades e competências e experiências (não deixe de fora trabalhos voluntários) de forma clara e objetiva. Nunca esqueça de elaborar currículos personalizados (cada um para a empresa específica), utilize uma linguagem direta para que não gere dúvidas ao recrutador, muito cuidado com muitas informações irrelevantes (não faça currículos com mais de 03 páginas).

No ato da entrega do currículo tenha uma boa apresentação pessoal (marketing pessoal – tema de outro artigo futuro) e siga essas duas dicas básicas: Entregue sempre para alguém responsável pela empresa (gerente, supervisor ou responsável pelo RH). Essa é a sua grande chance de se mostrar preparado para a vaga, inicie uma conversa informal, tente demonstrar em poucas palavras, porque a empresa deveria lhe contratar, qual o seu diferencial perante aos outros candidatos. Nunca diga frases como: “-Preciso desse emprego”, “-Tenho filhos para criar”, “-Tenho gente doente em casa”. Você deverá mostrar que se a empresa lhe contratar, ela vai lucrar com isso. A segunda dica seria: quando o Currículo for entregue por E-mail ou WhatsApp : sempre faça um bom texto de apresentação e se mostre disponível para quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos. NUNCA envie o mesmo e-mail para várias empresas, isso demonstra uma falta de organização terrível.

Quer saber mais, fica de olho nos próximos artigos. Siga essas dicas e outras que ainda irão vim que terá mais acertos e conseguirá mais rapidamente a sua vaga de trabalho. Por hoje é só, até semana que vem.

Adriana Azevedo
Coach Performance Comportamental
Diretora Executiva Renova Coaching

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas