Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Cotidiano

CURRÍCULO PRONTO E AGORA, COMO ENTREGAR?

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Por Adriana Azevedo

Olá tudo bem com você? Vaga na empresa aberta, você preparado para o cargo, currículo pronto, agora é hora entrega-lo. Cada empresa tem a sua forma própria de realizar seus recrutamentos. Segue abaixo, as mais utilizadas.

1- Site da empresa (Trabalhe Conosco). Desta forma, provavelmente a empresa solicitará um cadastro completo com dados pessoais, experiências profissionais, habilidades e posteriormente realizará uma busca via sistema, inserindo o perfil que ela deseja recrutar.

2- Site de empresas que trabalham com Recrutamento (Ex.: SINE, Vagas.com). Existem muitos sites nacionais e regionais, onde você faz um cadastro preenchendo um formulário específico, onde será questionado por tudo. Quando a empresa solicita o candidato, será feito, assim como no caso anterior, uma triagem, para saber qual o candidato que mais se encaixa nesta vaga que está sendo recrutada. É importante que ao realizar o cadastro você coloque o máximo de dados possível, não deixe nada sem resposta e mantenha seu e-mail e telefone sempre atualizados, pois em caso de uma chamada para entrevista, eles se utilizem desses meios.

3- Indicação de alguém conhecido. Como ainda vivemos em uma cidade razoavelmente pequena, comparada aos grandes centros, é normal que algumas pessoas indiquem amigos, parentes ou até mesmo ex-colaboradores, para outras vagas. Fique atento, e quando você for chamado, por esse motivo, não decepcione a pessoa que te indicou, dê o seu melhor, nunca faça ele (a) se arrepender do que fez, lembre-se sempre: você não é melhor do que ninguém, somente porque foi indicado, você é um colaborador como outro qualquer da empresa e tem que fazer por onde merecer permanecer nela.

4- Redes Sociais (Exemplo: Linkedin, Facebook, Instagram). Seleção por redes sociais? Isso mesmo. Hoje em dia, um número cada vez maior de recrutadores, estão buscando seus candidatos através das redes socias, pelo o que postam, seus hábitos, suas companhias, a forma que veem a vida, os conteúdos de interesse. Tem algumas até que se utilizam exclusivamente desses meios para convidar ou excluir das entrevistas.

5- Entrega pessoalmente. Ao entregar o seu currículo pessoalmente, atente-se nos detalhes, escolha uma roupa adequada à empresa (tema do nosso próximo artigo), fale com a pessoa responsável, mostre-se disponível para uma possível entrevista, cuidado com os erros de português em sua fala e NUNCA diga frases como: -Estou precisando desse emprego…, -Tem 03 filhos para criar…, -Meu marido (esposa) está desempregado…, entre outros.

6- Envio por e-mail. Antes de enviar, crie um e-mail pessoal e profissional, certa vez recebemos alguns e-mails bem bizarros, EVITE-OS SEMPRE (Ex.: [email protected], [email protected]). Envie um e-mail para cada empresa, personalizado, NUNCA reencaminhe e-mails anteriores, sempre abra um novo. No título insira, o nome do cargo pretendido ou que a empresa exigir na descrição da vaga, no corpo do e-mail utilize palavras formais, como: Prezado Senhor (a), Cumprimentos, Atenciosamente, Coloque uma assinatura constando seu nome, sua profissão e seus telefones de contato, escreva um breve parágrafo, agradecendo pela oportunidade, falando de você e de algumas das suas habilidades e se mostre disponível para possíveis entrevistas.

7- Vídeo currículo. Nova modalidade, na qual você faz uma apresentação sua através de um vídeo, com no máximo 3 minutos, prática já bastante utilizada por empresas internacionais, porém no Brasil é mais nova e no Acre, já possui empresas se utilizando dessa prática. Algumas dicas devem ser repassadas: tenha um local tranquilo, fundos cores únicas, roupas formais, música de fundo baixa e orquestrada (opcional), boa câmera, muita luz, pode trabalhar com imagens e textos na edição do vídeo. O ideal seria fazer em um estúdio especializado, porém dependendo de suas condições financeiras, há outras alternativas mais baratas.

Currículo entregue, agora vamos torcer para que dê tudo certo e aguarde o retorno do e-mail e/ou telefonema para tão sonhada entrevista, nos vemos na semana vem. Até mais.

Adriana Azevedo
Coach Performance Comportamental
Diretora Executiva Renova Coaching

Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas