Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Opinião

Candidatos comunistas que estavam no Afa Jardim para convenção de Socorro foram comunicados de última hora para sair, diz colunista

Coluna da Gina

Publicado

on

Separação de gêmeos siameses

Ontem foi cortada sem anestesia a ligadura vital de dois irmãos siameses, o PSB e PCdoB estadual, quando faltavam apenas 30 minutos para a convenção do PSB, realizada no Afa Jardim. Os comunistas foram convidados a se retirarem do palanque de Socorro Neri.

Decisão saiu 30 minutos antes da convenção

Até a última hora ainda não havia sido decidido a permanência do PCdoB na aliança de Socorro Neri, porém meia hora antes foi batido o martelo e os comunistas foram retirados da aliança. Já tinha pré-candidato a vereador dentro do Afa Jardim, local do evento, quando receberam ligações dizendo para saírem porque não havia mais aliança. Que desconfortável!

O desgaste poderia ter sido menor

Se não queriam o PCdoB na aliança poderiam ter decidido antes dos camaradas vestirem a roupa de gala para a festa da qual não participaram. Em cima da hora foi extremamente desrespeitoso.

De líder a desconvidado

Para que se entenda a gravidade da cirurgia sem anestesia é importante fazer um exercício de reflexão e relembrar a trajetória do PSB sempre ancorado na aliança com os comunistas. Não é de se admirar que o vereador comunista Eduardo Farias tenha sido líder de Socorro Neri na Câmara.

Aliança antiga

A aliança PSB e PCdoB é bem mais antiga do que a escolha de Eduardo Farias para a liderança de Socorro Neri. Durante muito tempo o trio parada dura do poder dentro da extinta Frente Popular foi formado por PT, PCdoB e PSB.

Não foi fácil para Socorro Neri

Não foi uma decisão fácil para Socorro Neri deixar os comunistas no portão de entrada, porém pelo lado de fora, em sua convenção. A ausência do deputado Jenilson Leite, defensor árduo da aliança com o PCdoB, foi quase uma presença invisível pairando sobre a cabeça da prefeita.

Imprescindível

Jenilson foi figura imprescindível na construção do processo de alianças de Socorro Neri, mas não imaginava que os camaradas de longa data ficariam fora da festa.

Saia justa

Socorro Neri não estava confortável. Ela cedeu uma exigência do padrinho Gladson Cameli e do aliado Alan Rick e acabou ficando em uma saia justíssima.

Moisés Diniz, o comunista sortudo

O único comunista de cabeça prateada, auréola de ouro e ares de supremacia presente na convenção era Moisés Diniz, o conselheiro-mor de Gladson Cameli.

O PCdoB faria o que?

O PCdoB provavelmente terá candidatura própria, vestirá a capa da humildade, da rejeição e poderá ser o fiel da balança nesta eleição. No entanto, não podemos esquecer que esta aliança antiga entre PSB e PCdoB sempre foi pragmática, boa para ambos os lados. Que decisão tomariam as lideranças comunistas se tivessem que optar entre o poder e os aliados socialistas?

Embaralhou

Com 7 candidatos majoritários, aliados deixados à beira do caminho, um mar de descontentes e Cameli mais confuso que noiva apaixonada por amante, o cenário político embaralhou de vez para a sucessão municipal em Rio Branco.

Bom dia a todos

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas