Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Concursos e Empregos

Concurso do IBGE é confirmado pelo governo Bolsonaro para 2021

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Governo pensou em adiar seleção para 2022, mas a previsão é de que ocorra mesmo em 2021 com orçamento de R$ 2 bilhões

O concurso IBGE (seleção simplificada para temporários), que aconteceria em 2020, foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus. Mas os candidatos podem reacender suas esperanças para o ano de 2021!

Isso porque, o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, encaminhado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto de 2020, manteve a previsão de que a seleção aconteça mesmo em 2021, com o orçamento de R$ 2 bilhões.

O governo federal, dias atrás, cogitou deixar o Censo para o ano de 2022. Segundo o que foi apurado pelo jornal O Estado de São Paulo, essa previsão já estaria prevista na PLOA 2021, mas não foi o que na prática aconteceu.

A ideia do governo era de que recursos que seriam destinados ao Censo passassem para outras políticas públicas, entre elas um reforço no orçamento do Ministério da Defesa.

Entenda o cancelamento do concurso IBGE 2020

Em março de 2020, a suspensão do concurso IBGE foi anunciada, de acordo com o próprio Instituto, “em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela disseminação da COVID-19”.

Também foram adiadas as convocações para o pessoal que iria fazer o Teste de Homologação dos Equipamentos e Sistemas para o Censo, conforme comunicado divulgado em 1º de abril de 2020.

Até mesmo a coleta presencial da PNAD, um indicador importante para diagnosticar o desemprego no país e fundamentar políticas públicas, vêm sendo feita por telefone.

Na programação inicial dada pelo IBGE, o próximo Censo Demográfico estaria previsto para ser iniciado em 31 de julho de 2021. A fase específica para a coleta das informações, por sua vez, provavelmente deveria acontecer de 1º de agosto a 31 de outubro de 2021.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas