Connect with us

Rio Branco, Acre,

 

Destaque

Como se adequar ao mercado de trabalho em época de pandemia

Redação Folha do Acre

Publicado

on

Por Adriana Azevedo

Ano de 2020, a vida de todas as pessoas do mundo mudou e agora temos um novo olhar, “um novo normal” com a pandemia do novo coronavírus, e você já parou para pensar como vai se colocar no mercado de trabalho? Quais as novas adequações que deverão ser realizadas por todos nós? O que o mercado está exigindo neste momento? Para que possamos nos inserir nessa nova realidade, sem perder o nosso “lugar ao sol”, é necessário aprendermos muitas coisas novas, em todas as áreas, tais como: tecnologia (internet, computador, celular, e-mail, pacote office, aplicativos específicos, novas redes sociais), na área psicológica (se adequar às novas rotinas, divisão de tarefas, foco em pensamentos positivos), social (desenvolver amizades e relacionamentos de trabalho virtualmente).

Uma das rotinas que já existia anteriormente, porém em menor escala, foi o trabalho remoto ou trabalho de casa, mas conhecido, como Home Office. Para que isso aconteça, de forma segura e eficaz será necessário realizar algumas adequações: uma boa iluminação, um local mais tranquilo da casa, sem interrupções e/ou distrações como TV, Som, ruídos de pessoas ou animais, meios tecnológicos eficientes: computador, celular, internet de qualidade, mini escritório com canetas, papéis para anotações, e sobretudo, muito treinamento para que possa desenvolver todas essas tecnologias ao seu favor, bem como uma autodisciplina para que estabeleça horários claros e compromissados de trabalho.

Quanto ao mercado de trabalho, as empresas estão com um novo olhar perante à seleção de candidatos e aos próprios colaboradores que nela estão inseridos. Está havendo uma preocupação muito maior com as habilidades comportamentais tais como: novas divisões de tarefas (as empresas estão buscando pessoas que tenham vários tipos de habilidades, já que o quadro de pessoal, de muitas delas, tiveram que ser reduzidos), busca de novas ideias (em um momento em que todos estão se reinventando, é de fundamental importância essa característica), gerenciamento do tempo (o mundo ficou mais globalizado, fazendo com que a velocidade da informação e do conhecimento aumentasse consideravelmente, quem não se adequar, está fora das organizações), concentração (muito importante, já que trabalhar de casa exige maior atenção para fugir das distrações que possam ocorrer), proatividade (está sempre à frente do seu tempo, das pessoas, do seu chefe), pessoas que tenham mais facilidade com os meios virtuais (busque, pesquise, entre de “cabeça” no meio virtual), agilidade (haja com rapidez, mas seguindo uma direção adequada), autodisciplina, produtividade pessoas que cumprem prazos e metas estabelecidas em um menor espaço de tempo, confiabilidade (já que as empresas estão liberando seus acessos para que os colaboradores trabalhem de casa). Sem dúvida, está sendo exigido um novo perfil comportamental e quem não se adequar está fadado a perder o trabalho ou pior, nem conseguir uma colocação no mercado.

Uma dica bem pertinente que podemos passar seria a readequação através de cursos, treinamentos, leituras especializadas na área comportamental, criação de novos projetos, busca de ajuda por profissionais capacitados (coachs, psicólogos), mudança de hábitos simples que já fazem com o que o seu cérebro já processe que algo tem que mudar. Unir tudo o que você aprendeu e viveu durante toda essa quarentena, será fundamental para você criar algo novo.

Desejamos todo o sucesso para você e semana que vem tem mais.

ADRIANA AZEVEDO

RENOVA COACHING

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas