Empreendimento permitirá a contratação de 1.800 novos servidores
O pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, recebeu com alegria a notícia do interesse do governador Gladson Cameli e da bancada federal pelo projeto arquitetônico para a construção do Hospital Universitário (HU) da Ufac. A concepção do HU foi apresentada ao governador pela equipe da Pró-reitoria de Planejamento e pela reitora da Ufac, Guida Aquino, na segunda-feira, 31.
Minoru Kinpara explica que um empreendimento desse porte necessita do envolvimento de toda a população. Para isso, é necessário o esforço conjunto da sociedade civil, dos conselhos regionais de Enfermagem e Medicina, da prefeitura de Rio Branco, do Governo do Estado do Acre, da Universidade Federal do Acre (Ufac), dos professores, dos estudantes, dos vereadores, dos deputados estaduais e, principalmente, do empenho dos deputados federais e senadores.
“Um sonho não pode ser sonhado sozinho. É necessário a participação de todos. A pandemia nos mostrou a necessidade de um projeto desse porte. Fico muito feliz que o governador Gladson Cameli e a bancada federal abracem essa ideia. Quem ganha é a população do estado Acre”, frisa Minoru Kinpara.
No momento, a falta de investimentos constitui o principal gargalo para tirar o projeto do papel. É necessário alocação de recursos dos deputados federais e dos senadores. Minoru Kinpara cita o Amapá como exemplo de sucesso. Lá, segundo o pré-candidato, houve o envolvimento de todas as instituições, da sociedade civil, dos conselhos representativos e da bancada federal. No Amapá, o Hospital Universitário já é uma realidade.
O projeto do Hospital Universitário está previsto no Planejamento Estratégico da Ufac 2014-2023 e também no Plano Plurianual do Governo Federal. A etapa que se refere ao desenvolvimento do projeto de engenharia e arquitetura já está em fase de conclusão. Para essa etapa, a Ufac contratou o consórcio MBM, Projeto H, Secope, formado por empresas especializadas em projetos de hospitais.
O projeto do Hospital Universitário foi elaborado quando Minoru Kinpara ainda era reitor da Ufac. A concepção do plano foi feita de forma democrática e participativa, dialogando com os anseios dos professores da área da Saúde, da comunidade acadêmica e da população. O projeto foi custeado com recursos liberados pelo Ministério da Educação.
Minoru Kinpara destaca que uma iniciativa como Hospital Universitário terá um impacto positivo, tanto social quanto economicamente. Primeiro, porque vai modificar o cenário da saúde pública no estado do Acre. Segundo, porque vai contribuir para a geração de empregos diretos e indiretos. O pré-candidato afirma que quando o empreendimento estiver pronto, será possível contratar 1.800 novos servidores.
Hospital Universitário
O Hospital Universitário terá 280 leitos comuns, 40 unidades de terapia intensiva, 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando concluído, o espaço terá capacidade para fazer 245 mil consultas ambulatoriais por ano e nove mil cirurgias anuais. No ambiente será possível fazer atendimentos em regime ambulatorial; de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. O investimento total para construir e equipar o espaço é de R$ 225 milhões.