A Construlagos Construtora e Empreeendimentos Eireli, com sede em Manaus, capital do Amazonas, e que tirou do mercado acreano a gigante Murano, não chegou para brincadeira. A Folha do Acre teve acesso a uma proposta que está em análise técnica na Secretaria Adjunta de Licitações para registro de preço na CPL 05, comissão específica para a área da construção onde a empresa amazonense oferece 42,95% de desconto na tabela praticada pelo Sistema Nacional de Pesquisa Custos e Índices da Construção (SINAPI).
Com uma oferta de desconto tão generosa, a Construlagos deixa para trás empresas acreanas que não têm a possibilidade de cobrir a oferta e, portanto, ficam impossibilitadas de serem contempladas para realizar a recuperação de lotes de ramais.
Além de tirar as demais empresas do páreo, a Construlagos levanta a suspeita se a empresa, mesmo praticando um valor tão baixo da tabela, conseguirá, em caso de ganhar algum trecho, executar a obra.
Não é a primeira vez que a Construlagos oferta um valor bem abaixo da tabela SINAPI. A empresa, de acordo com publicação do Diário Oficial de 3 de agosto, fornecerá mão de obra, peças, acessórios, ferramentas, equipamentos, material de consumo e material de reposição imediata. A empresa manauara poderá abocamnhar mais de R$ 30 milhões de reais, de acordo com o processo 40160011948000452019-10, isso totalizando todos os lotes. O valor de desconto aplicado para levar o contrato foi de 40,4%.
A reportagem entrou em contato com o secretário de Infraestrutura do Estado, Ítalo Medeiros, que afirmou que o desconto ficou dentro do limite de mercado e que não há risco que implique na qualidade das obras a serem executadas pela empresa.
“O desconto ficou dentro do limite de mercado. A qualidade tem que ser alcançada, e a fiscalização é fundamental para que isso aconteça”, frisou.